AUDI A5 SPORTBACK, AGORA SEMI AUTÔNO
Com design mais
atraente com linhas menos arredondadas e mais esportivas, e desenho da grade
dianteira que será seguido pelos outros carros da marca, o Novo Audi A5
Sportback tem como grande inovação a possibilidade de uma condução semi
autônoma.
É o Traffic Jam Assist, o chamado assistente de engarrafamento que
até 65 km/h permite ao carro acompanhar o fluxo sem precisar da interferência
do motorista. Para isso ele possui o Adaptative Lane Assist e o Adaptative
Cruise Control que funcionando juntos permitem que o carro acelere e faça
frenagens acompanhando o carro da frente num engarrafamento e se for preciso
também faça curvas sempre seguindo as linhas da pista tendo também como
referência o carro que vai a frente e os que passam nas laterais.
Se os carros
começarem a andar mais rápido que os 65 km/h o sistema alerta o motorista para
retomar os comandos e o sistema se desliga automaticamente. Além disso o carro
foi muito melhorado, ficou maior, com mais espaço interno, mais leve em 85 Kg,
tem o virtual cockpit em tela de 12,3” com 10 funções, Head Up Display com a
velocidade e outras informações, computador de bordo completíssimo, porta-malas
de 480 litros e se tiver os bancos rebaixados o espaço para bagagens passa para
1.300 litros, a tampa do porta-malas tem abertura elétrica com o sistema
Keyless Go, e sistemas de segurança que dão ao modelo 5 estrelas no Ncap,
importante instituto que avalia a segurança dos veículos.
A segunda geração do
Audi A5 Sportback possui 4 versões, Attraction motor 190 cavalos por R$189.990,
Ambiente 190 cavalos por R$213.990, Ambition com motor de 252 cavalos e tração
Quattro por R$239.990 e a versão top é a
Ambition Plus com Kit esportivo S Line teto solar e faróis Full Led por
R$268.990. Todas as versões com câmbio automático com dupla embreagem e 7
marchas acionadas por uma alavanca no console que faz todos os comandos através
da eletrônica. Nas pistas das marginais de São Paulo testei o Traffic Jam
Assist que é um opcional que custa R$13.000 e funciona bem mas sempre desativa
quando uma moto passa muito rápida junto do carro. Na estrada o motor de 252 cavalos é esperto e
econômico. O interior silencioso, a central multimídia completa e o som pode
ser 3D com até 19 auto falantes da consagrada marca Bang & Olufson. Muita
esportividade, conforto e luxo num carro só para tirar onda.
NISSAN KIKCS
BRASILEIRO
Lançado
no ano passado, junto com a Olimpíada Rio 2016, o Nissan Kicks chegou aqui
vindo do México e apenas numa versão top. Agora ele passa a ser fabricado na
moderna fábrica da Nissan em Resende, interior do Estado do Rio de Janeiro, e
chega em 5 versões no seu catálogo, 4 para a venda a público e uma para atender
taxistas e PCD ( pessoas com deficiência ). O Kicks é um crossover que reúne
qualidades de um SUV com a dirigibilidade de um sedan. Todas as versões levam o
motor 1.6 L, 16V, Flex, que desenvolve até 114 cavalos de potência e tem torque
de 15,5 Kgfm a 4.000 RPM. O câmbio pode ser manual de 5 velocidades ou
automático CVT de 4 com função Sport.
Nesta versão brasileira o isolamento
acústico foi reforçado existem mais opções de acabamentos para o interior e a
eletrônica apresentada só é vista em veículos de maior valor. Estão disponíveis
Estabilizador Inteligente de Carroceria, Controle Inteligente em Curvas,
Controle Inteligente de Freio Motor, Alerta de Colisão e Assistente de Partida
em Rampa.
Também disponível o painel multi funcional configurável colorido e no multimídia Nissan Multi-APP já com
Spotfy e Waze instalados no carro. No segmento o Kicks é o único que possui o
sistema inteligente de Visão 360º com quatro câmeras, localizadas na frente, na
traseira e embaixo de ambos os espelhos retrovisores, que oferecem uma vista “aérea”
do entorno do veículo, que pode ser exibida na tela central do multimídia, e
facilita em muito na hora de estacionar.
Quando esse sistema detecta um objeto em movimento, como um pedestre, o
sistema emite um bipe sonoro para alertar o condutor sobre um perigo potencial
para evitar um acidente. Fiz um teste e coloquei um Kicks numa vaga usando só
este sistema porque a Nissan cobriu de preto todos os vidros do carro de teste.
As quatro versões para o público são: S 1.6 com câmbio manual por R$70.500; S
1.6 câmbio CVT por R$79.200; SV 1.6 CVT por R$85.600; SL 1.6 CVT R$94.900 e a
versão PCD, com câmbio CVT, tem preço menor que R$70.000 para entrar na faixa
de preço para atender a lei que permite desconto para as pessoas que possuem
necessidades especiais. A Nissan informa que o comprador ganha 2 anos de Way
Assit, 3 anos de garantia e revisão com preço fechado até 60.000 Km. A briga no
segmento fica mais acirrada com a chegada do Kicks brasileiro que deverá
representar aproximadamente 50% da produção da fábrica de Resende onde são
produzidos também o compacto March e o sedan Versa.
ESPERTO
VOLKSWAGEN CROSS UP !
Não escondo de
ninguém que gosto muito do Volkswagen Up !. É um carro que dá prazer em dirigir
por ser pequeno, ter boa dirigibilidade e motores econômicos. Agora andei com
mais tempo na versão Cross Up ! com o premiado motor 1.0 TSi de 3 cilindros que
comento na próxima edição.