segunda-feira, 12 de junho de 2017

Fazer exercícios previne doenças cardiovasculares principalmente no inverno

O inverno está batendo à porta e você ainda não começou a cumprir a promessa do ano novo? A academia ainda está em segundo plano? Então se anime, pois a prática de exercícios é uma das melhores formas de prevenir as doenças cardiovasculares, principalmente no inverno, período do ano que aumenta 30% as chances de registro de infarto. Mas antes de iniciar as atividades, é muito importante você procurar um cardiologista e ver como anda a sua saúde.
Um dos exames fundamentais que deve ser realizado antes da prática regular de exercícios, é o teste ergométrico, que em Macaé pode ser feito na Unidade do Coração (Unicor). Ele é um procedimento clínico, em que o paciente faz caminhada ou corrida em esteira rolante, com o objetivo de avaliar o funcionamento do coração. 
 

 “Por meio do teste ergométrico, é possível investigar se o paciente apresenta alguma anomalia cardíaca que poderá colocá-lo em risco durante a atividade física. Além disso, monitora-se a pressão arterial em repouso e durante todo o teste, o que permite avaliar o funcionamento do sistema cardiovascular como um todo e estimar o consumo máximo de oxigênio”, explicou a médica da Unicor, Liana Félix.

A partir do resultado do exame, que sai no mesmo dia, o médico poderá indicar o melhor exercício para o paciente.



 

 “A correta prescrição da atividade física, com o consequente aproveitamento dos benefícios do exercício na saúde, tanto física como emocional, são os objetivos principais da avaliação cardiovascular antes do início da prática das atividades físicas”, destacou a médica.



Dra. Liana disse que o ideal é fazer o teste ergométrico a cada seis meses, independentemente da idade do paciente, uma vez que as condições cardiovasculares e de condicionamento físico sofrem influência de fatores como o estresse, a dieta e o treinamento.