Colaboração, parceria e trabalho. Foram com base nestas
três palavras que os representantes da Riotur, Associação de Hotéis do estado
do Rio (ABIH-RJ), Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), SEOP, DEAT e
Guarda Municipal apresentaram à imprensa, nesta quarta-feira (18), no Pestana
Rio Atlântica Hotel, as ações previstas para fortalecer a economia do turismo
na cidade do Rio de Janeiro. Entre as prioridades, estão a criação de um
calendário de eventos, a promoção do destino Rio no mercado nacional e nos
principais destinos emissores da América do Sul e o reforço na estrutura de
segurança, que já está em operação desde o último fim de semana.
Abrindo a entrevista-coletiva, Alfredo Lopes, presidente
da ABIH-RJ e do Rio CVB, expôs o cenário atual da hotelaria carioca, que
investiu em 20 mil novos quartos por conta das Olimpíadas. O empresário
reforçou a importância de fortalecer a captação de eventos e a promoção turística
da cidade com o objetivo de equilibrar a taxa de ocupação dos hotéis locais,
mesmo durante a baixa temporada.
“Vivemos um momento único como cidade-sede do maior
evento esportivo do planeta. Após receber uma Olímpiada, é natural de que haja
um esvaziamento de turistas na cidade, a chamada ressaca olímpica. Para manter
o fluxo de visitantes, é necessário estabelecer um calendário de eventos
robusto e investir no trabalho integrado de promoção do destino com todos os
órgãos envolvidos no segmento turístico”.
O novo presidente da Riotur, Marcelo Alves, que foi
apresentado oficialmente nesta manhã aos principais gerentes-gerais da
hotelaria carioca, falou da necessidade de divulgar o Rio para brasileiros e
estrangeiros, e ressaltou a atenção que os turistas que visitam o Rio de
Janeiro merecem.
“O Rio precisa ser visto como o protagonista dentro do
cenário turístico mundial. Turismo é a nossa vocação. Precisamos trabalhar para
transformar o Rio na cidade mais visitada do mundo. Devemos lembrar, também,
que o turismo gera divisas e investir neste setor é investir na recuperação da
nossa economia ”.
Ainda, de acordo com o presidente da Riotur, as parceiras
público-privadas serão essenciais para a nova gestão. “O Rio vem sendo a
aposta de grandes marcas que utilizam o nosso cenário para se promover. Devemos
ser emblemáticos e nos tornar referência, não apenas no turismo, mas em outros
segmentos como moda, gastronomia, música, entre outros”.
Para comentar sobre a estrutura de segurança, a
entrevista-coletiva contou com a presença do secretário de Ordem Pública do Rio
de Janeiro, coronel Paulo César Amêndola, da delegada titular da DEAT, dra.
Valéria de Aragão Sádio, e da comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro,
Tatiana Mendes.
Apesar de estar a pouco tempo na pasta, a delegada
Valéria de Aragão Sádio reconheceu a importância das ações realizadas pelo
trade turístico carioca e a parceria com as esferas de segurança. “Iremos
reeditar e distribuir a Cartilha de Orientações ao Turista, criada pela
ABIH-RJ, em 2004. O material é extremamente importante para fortalecer o
trabalho preventivo e a segurança turística integrada”.
O atual secretário de Ordem Pública, Cel. Paulo César
Amêndola, enfatizou a relevância de uma comunicação única com todos os órgãos
que cuidam do bem-estar dos visitantes, do monitoramento e do trabalho efetivo
nas principais áreas turísticas do Rio de Janeiro.
“Vamos reforçar, em parceria com a DEAT e Guarda Municipal,
a atuação em áreas como a Zona Sul e o Centro. Além disso, estabelecemos uma
única rádio frequência para intensificar a nossa comunicação. Vamos, também,
mapear e unificar, no Centro de Operações, as imagens de câmeras de segurança
públicas e privadas para o controle da criminalidade”.