Pelo
oitavo ano consecutivo, a Dream Factory se une à Prefeitura do
Rio de Janeiro — por intermédio da Riotur — e à Antarctica para organizar
uma das maiores festas do Brasil: o Carnaval de Rua do Rio 2017.
A realização deste grande espetáculo tem como objetivo garantir a diversão e
conforto dos foliões, moradores e visitantes da cidade. O Carnaval de Rua da
Cidade do Rio de Janeiro é uma das principais manifestações culturais e
populares do país, propaga o genuíno espírito carioca, reconhecido
internacionalmente.
Segundo
estimativa da Riotur, os desfiles dos blocos deverão atrair 1,1 milhão de
turistas brasileiros e estrangeiros, que vão circular pela cidade no período do
Carnaval.Esta festa de rua ganhou um novo olhar por conta de sua importância
para o turismo e para a movimentação econômica da cidade. Assim como a cerveja
Antarctica, a Caixa e a Olla mantêm o patrocínio dos festejos de momo no mesmo
molde da edição anterior. Juntas, as empresas envolvidas nesta produção
valorizam a tradição do Carnaval de Rua, oferecendo uma infraestrutura que
respeita a característica de cada bloco. De 4 de fevereiro a 5 de março, 451
blocos irão realizar 578 desfiles pelas ruas da Cidade durante o período de
folia, colorindo as ruas da Zona Norte, Zona Oeste, Zona Sul e do Centro.
Acompanhando
o crescimento do evento, em 2017 o Carnaval de Rua contará com mais de 31,5 mil
posições de banheiro disponíveis neste período que significa um aumento de 25%
em relação a 2016 onde foram oferecidas 25.460 posições. Se comparado a
operação de 2010 esse aumento corresponde a 759%. Para chegar a esse total,
serão utilizados os banheiros em contêineres, mictórios e banheiros químicos. O
número de promotores de venda credenciados para atender aos foliões no comércio
de bebidas ao longo do percurso dos blocos será de 4,5 mil.
A Dream
Factory está à frente dos principais eventos que acontecem no Rio de Janeiro e
o Carnaval de Rua é um deles. “Colocamos o nosso bloco na rua e estamos a cada
ano conquistando mais espaço para o Carnaval. Em um ano de poucos investimentos,
conseguimos não apenas manter os três patrocinadores dos anos anteriores como
também apoiar a Sebastiana e a Liga do Zé Pereira na obtenção de patrocínios.
Sem dúvida alguma o ganho é para a Cidade como um todo, mas foliões – moradores
e turistas – brincam com um conforto bem mais amplo. A expertise
conquistada aqui no Rio de Janeiro nesses oito carnavais foi exportada para São
Paulo onde desde 2015 também organizamos o Carnaval de Rua e, em breve, levaremos
este bem sucedido modelo de parceria para outras regiões do Brasil”, comenta
Duda Magalhães, diretor-geral da Dream Factory.
Em
2016, segundo dados da Riotur, o Carnaval atraiu aproximadamente 4,75 milhões
de foliões, dos quais 1.026 milhões eram turistas que visitaram a Cidade
Maravilhosa.
Outras
informações sobre o Carnaval de Rua 2017
- Containers sanitários – 60 unidades
- Unidades de atendimento pré-hospitalar – 7 postos
Centro – 3 postos
Ipanema/ Leblon – 2 postos
Copacabana – 2 postos
- UTIs móveis - 100 diárias de ambulâncias avançadas, do tipo UTIs móveis.
- Promotores de venda – Em conjunto com a Secretaria de Ordem Pública e a Riotur serão credenciados 4,5 mil promotores.
- Apoio a limpeza urbana – projeto de coleta seletiva e destinação ambiental de resíduos sólidos.
- Proteção de canteiros e monumentos – a abrangência mínima deverá ser de 15 mil metros lineares de cercamento. 16 monumentos serão protegidos.
- Monumentos protegidos: 16
Regiões com canteiros
protegidos: Canteiros da orla de Ipanema (o canteiro central será
protegido por grades) e Leblon, Praças General Osório, Praça Santos Dumont e
ruas internas de Ipanema e Leblon.