Prezados Leitores,
Em primeiro lugar, me perdoem por não ter estado com vocês
na semana passada, mas, em função de um pequeno probleminha de saúde,
infelizmente não consegui publicar nossa coluna. Perdão!
Hoje quero falar de uma questão muito presente na vida dos
empreendedores, principalmente dos que trabalham com comércio: o aluguel do
ponto. Escolhi esse tema, justamente, porque ontem tive uma conversa com a
administradora da minha loja e percebi que, mesmo com todo esse cenário critico
da economia do país, algumas administradoras e imobiliárias ainda não acordaram
para a real situação do mercado.
Em administração existe uma fórmula mágica que diz que para
um negócio ser saudável, o valor do seu aluguel tem que corresponder a no
máximo 12% do faturamento bruto. Bem, se o faturamento de quase tudo no pais
está caindo, evidentemente, os alugueis ou valores dos imóveis comerciais
precisam acompanhar essa curva. Do contrário, ocorrerá o que já estamos vendo
em muitos empreendimentos imobiliários, shoppings e centro comerciais: lojas e
mais lojas vazias.
O ponto é um elemento importante quando se trata de
comércio. A fidelização dos clientes, a logística da operação, escala de
funcionários... tudo está vinculado à sua localização. Mas, se o aluguel da sua
loja começa a se tornar seu “Calcanhar de Aquiles”, e você não consegue uma
negociação, acredite, o melhor é mudar.
Tomada a decisão de mudar, a escolha do novo ponto precisa
ser extremamente cuidadosa. Afinal você não quer ter o trabalhão de mudar e
acabar trocando 6 por meia dúzia. Por isso, na hora de escolher um novo ponto
esteja atento a alguns detalhes importantes:
1.
Visibilidade – procure por um novos espaço que
aumente a visibilidade do seu negócio. Que te traga maior fluxo de pessoas. Em
comércio, ser visto é sinônimo de sucesso.
2.
Luz, agua e condomínio – pense em seus custos
fixos como luz, agua, condomínio. Analise tudo antes para que a mudança
represente mesmo uma economia.
3.
Horário de funcionamento – veja se a mudança irá
impactar a organização da sua equipe, se mudar de uma loja de rua para um
shopping, certamente terá que crescer a equipe e talvez a sua economia não seja
real, já que irá economizar no aluguel, mas terá que aumentar sua folha.
4.
Planeje, planeje e planeje! – Não tome decisões
precipitadas, no desespero. Analise todos os prós e contras. Uma mudança de
ponto é algo significativo, precisa ser muito bem planejado antes de ser
executado.
Compartilhe comigo os seus desafios de empreender, me envie suas curiosidades, dúvidas, sugestões, criticas... Quero que essa coluna seja escrita a muitas mãos.
Até o
próximo “Desafio de Empreender”!
Abraços, Lavilha Sá.