João Mendes
FORD FUSION
HYBRID 2017
Os carros híbridos estão cada vez mais se tornando realidade. É
certo que são poucos modelos a venda no Brasil e as vendas são reduzidas mas o
show de tecnologia que eles apresentam, a economia de combustível e as
vantagens que estão surgindo para quem tem um, começam a justificar o
investimento. Tive uma ótima experiência com o Ford Fusion Hybrid que eu já
conhecia mas agora andei na versão 2017.
O Fusion Hybrid possui dois motores,
um 2.0 a gasolina e um elétrico ficando a potência combinada em 143 cavalos. A
transmissão é automática E-CVT com E-Shifter, você pode trocar as marchas
manualmente através de borboletas no volante. Apesar de ter um motor elétrico é
importante frisar que este carro não precisa ser reabastecido numa tomada, sua
bateria recebe energia proveniente do motor a gasolina e a energia recuperada
nas freadas. Por causa disso a forma de dirigir ideal é diferente. É bom andar
pisando suave no acelerador e assim ter um passeio mais silencioso com apenas o
motor elétrico em ação. Se precisar dar uma arrancada mais vigorosa ou então
subir uma rampa mais íngreme o motor a gasolina entra em ação, funciona junto
com o elétrico, e o carro funciona como
qualquer carro. Tudo isso você pode monitorar no painel do carro e ficar
sabendo se esta andando numa forma mais econômica ou se esta gastando muito
combustível. Você ainda pode escolher a maneira de andar simplesmente apertando
um botão. No modo Eco Select se prioriza o menor consumo de combustível e a
menor emissão de poluentes e no modo EV+ prioriza o uso do motor elétrico e
maior economia ainda. Uma novidade importante é o assistente de descida onde om
carro mantém uma velocidade constante na descida otimizando o carregamento da
bateria. Outra novidade é o piloto automático adaptativo onde o carro anda numa
velocidade programada e se surgir algum outro na sua frente ele reduz a
velocidade podendo até parar mas se este carro sair da sua frete ele retoma a velocidade programada,
isso é muito bom para engarrafamentos ou então ns estradas. O Ford Fusion
Hybrid recebeu 5 estrelas em segurança por importantes institutos. Tem 8 air
bags, cintos de segurança traseiros laterais infláveis, detector de pedestres,
monitor da pressão dos pneus, os controles de estabilidade e tração e muito
mais. No conforto destaque para os bancos em couro, sistema Sync 3 em tela de
8”, som da Sony com 12 auto falantes, partida remota com acionamento do ar
condicionado e uma longa lista comum a carros desta categoria. O Ford Fusion
Hybrid custa R$159.500 valor pouco superior ao da versão top do Fusion normal.
Tem 3 anos de garantia e a bateria do motor elétrico tem 8 anos de garantia.
Para quem mora em São Paulo o carro híbrido tem isenção de rodízio e 50% de
desconto de IPVA, bonificação que o proprietário recebe sempre no ano seguinte.
JAC MOTORS J3
RESISTE
O motor, 1.4 108 cv, a gasolina, responde bem e não localizei nenhum barulho estranho. Andando se percebe que a suspensão se não esta tão justa como num carro novo também não compromete, o J3 se manteve na trajetória em curvas de baixa e média, que foram as que encontrei no perímetro urbano da cidade do Rio de Janeiro.
Por ser chinês os carros da JAC ainda tem um pouco de rejeição
mas este teste, considerando a honestidade da empresa e de seus lideres e
consequentemente acreditando que o carro teve as revisões de praxe e trocou as
peças que tem desgaste natural, prova que comprar um JAC usado pode ser uma boa
opção até porque com esta crise os usados estão sendo oferecidos com muito bom
preço. Eu lembro que os carros da JAC sempre foram vendidos completos, com ar,
direção, air bags, som e etc.