TOYOTA PRIUS, VOCÊ
PRECISA ANDAR EM UM
O Prius possui dois motores, um movido a gasolina e outro elétrico
num sistema denominado pela Toyota de
Hybrid Synergy Drive. Ao ligar o carro o silêncio é total, o motor
elétrico entra em ação e você sabe que esta tudo OK para sair por causa do
painel acesso e as informações na tela de que esta tudo certo. Aí eu poderia sair da minha garagem sem que
ninguém percebesse mas o barulho do portão eletrônico me entregou. Já na rua o
carro continua usando o motor elétrico mas se você precisar dar uma arrancada
mais forte ou para vencer uma subida o motor a gasolina, com 98 cavalos de
potência, entra em ação. Esse mesmo motor é que carrega a bateria que move o
motor elétrico e a energia cinética recuperada nas frenagens também vira
energia elétrica e vai para a bateria, tecnologia usada também nos carros de
Fórmula 1.
Tudo isso é conferido instantaneamente no painel central que é todo
digital, um espetáculo de informações. Durante todo o período de testes eu me
diverti muito de olho no consumo e só andei no perímetro urbano com muito para
e anda.
Consegui fazer 21,2 km/l em alguns momentos e nos 320 km que percorri,
sempre no perímetro urbano, gastei aproximadamente 15 litros de gasolina, muito
bom.
O Prius tem câmbio automático CVT o que ajuda mais ainda na suavidade do
passeio e a alavanca de marchas é um “joystick” que se move com um dedo. Já se
deslocando chama a atenção o Head Up Display que reflete no parabrisa, logo a
frente do motorista, a velocidade do veículo. Todo carro deveria ter isso. Além
dessa tecnologia toda o Toyota Prius tem um design futurista que uns amam e
outros torcem o nariz, acham um pouco exagerado, e as rodas possuem calotas o
que gera algumas críticas. Como um veículo com tanta tecnologia tem calotas de
plástico ? O que as pessoas não sabem é que as rodas são de liga leve para
melhorar o desempenho do veículo, por causa do peso menor, e as calotas dão
visual mais moderno e melhoram a aerodinâmica. Se olhar bem vai ver que as
calotas compõe com as rodas porque ficam visíveis elementos das rodas apesar da
calota ser encaixada por cima delas. No mais o Prius tem tudo de segurança,
conforto e entretenimento dos outros carros médios da marca mais o controle de
estabilidade e tração. Por ser menos poluente algumas cidades já estão
fomentando o uso de carros com motorização híbrida e assim na cidade de São
Paulo esses carros tem IPVA reduzido e isenção do rodízio, na cidade do Rio de
Janeiro o IPVA também é reduzido e isso deve ser uma tendência para outras
cidades num futuro breve. O Toyota Prius
custa R$126.600, já com frete, e a Toyota já vendeu mais de 9 milhões de
veículos híbridos em todo mundo. Na próxima edição eu conto mais sobre esse
carro.
CARROÇA NA NOVELA DAS 9
FALTA DE AUTÓDROMO AJUDA A DERRUBAR PEDRO PAULO