CHEGOU O NOVO MINI
COOPER S CABRIO
Tive uma experiência muito prazerosa andando com o novo Cooper S
Cabrio da Mini. Dei sorte do sol aparecer bonito e não muito forte e aí andei o
tempo todo com a capota aberta pelas praias da zona oeste do Rio de Janeiro. O
motor é um 2.0 L 4 cilindros 16V twin turbo que desenvolve 192 cavalos
portanto, para um carro de 1295 kg, motor não falta e tem o sistema start/stop
que nas paradas desliga o carro automaticamente para economizar combustível.
É
um Cabrio com muita esportividade, apertou o acelerador ele pula rápido e o som
do escape é uma delícia com as explosões naturais do funcionamento do duplo
turbo. As curvas de alta eram inexistentes no trajeto mas nas curvas de baixa
se percebe bem como o carro é estável e seguro. Você pode ajustar o conjunto
mecânico para Mid ( conforto), Green (sustentável) ou Sport ( esportivo). A
suspensão também é adaptativa podendo escolher entre o conforto e a
esportividade. O câmbio é automático de 6 marchas com Steptronic, passeando
você esquece que tem que trocar as marchas e se quiser acelerar é só usar as
borboletas junto do volante. Com muito charme este conversível abre ou fecha
sua capota, com acionamento elétrico, em apenas 18 segundos e abrindo apenas o
primeiro estágio é como se estivesse andando com um teto solar aberto sobre o
banco dianteiro enquanto o resto da capota mantém sua forma, bem interessante.
Com relação a segurança é importante destacar que como o carro não tem uma
capota rígida em caso de capotamento barras localizadas nas laterais do carro
são projetadas para fora e protegem os ocupantes. O Mini Cabrio tem 4 lugares
mas o espaço no banco traseiro é para pessoas de dimensões reduzidas. O
porta-malas também é reduzido, 160 L, porque tem que reservar espaço para a
capota e seus sistemas de acionamento. É um carro para tirar onda e com um luxo
incrível, sistema de conectividade top com tela central de 8,8” LCD e HD
interno de 20 GB para armazenar o que você quiser, inclusive existe um
aplicativo, Rain Warner, que alerta chuvas nas proximidades para poder
antecipar o fechamento da capota com calma e segurança. O som é Harman Kardon
com 12 caixas, ar condicionado Dual Zone, Head Up display com informações
refletidas bem a sua frente principalmente a velocidade que você esta andando.
No visual charmoso lanternas de LEDs e rodas de 17” com desenho exclusivo. O
Mini Cabrio esta sendo comercializado em apenas uma versão, bem completa, por
R$164.950.
DUCATI XDIAVEL,
CUSTOM DO FUTURO JÁ
Fui conferir a
apresentação da Ducati XDiavel (FOTO) que possui uma versão mais sofisticada e
com visual mais futurista que é a XDiavel S. Seu motor tem 1262 cc, dois
cilindros, quatro válvulas por cilindro, comando desmodrômico e velas duplas desenvolvendo
156 cavalos de potência. A transmissão é através de correia dentada e para uma
arrancada segura você pode escolher entre 3 programas eletrônicos de
aceleração, se escolher o de máxima aceleração é só dar a mão no fundo do
acelerador que ela arranca com tudo mas sem patinar. O torque máximo é de 13,35
kgf.m e vem logo nos 5000 giros. A eletrônica
também comanda os três modos de pilotagem: Urban (potência limitada a 100 cv),
Touring (torque suavizado) e Sport (força total), com oito níveis de
atuação do controle de tração.
A Xdiavel é uma moderna “cruiser” que consegue ter dirigibilidade bem superior,
inclina mais sem arrastar, e é boa de curva. A posição de dirigir é semelhante
a de uma moto custom com as pedaleiras mais a frente mas elas são reguláveis e
podem se aproximar mais do condutor. Ela é uma ótima opção para quem quer uma moto
mais semelhante a uma custom mas com desempenho e sem dúvida é a primeira opção
para aqueles que andaram a vida toda de esportivas e super esportivas e estão
indo em direção ao mundo custom. Essa “muscle cruise” tem preço
sugerido de R$74.900 para a XDiavel e de R$ 85.900 para a versão XDiavel S mas a Ducati
tem uma promoção de lançamento portanto sugiro visitar uma concessionária da
marca.
BRT VELOZ
O sistema de transporte de massa BRT – Bus Rapid Transit é ágil, por suas plataformas de acesso, e rápido por ter uma pista exclusiva mas os motoristas exageram na velocidade. Acho um absurdo o que eles fazem andando a mais de 80 km/h com até 271 pessoas a bordo. Por estarem em vias próprias se acham os donos do pedaço e assim vários acidentes já aconteceram. Durante a Olimpíada eu estava na Av. Abelardo Bueno, em frente ao Parque Olímpico, junto com muitas dezenas de pessoas que esperavam para atravessar a rua quando passa um BRT que deveria estar a mais de 100 km/h. Olhei em volta e vi a cara de assustada das pessoas, muitos gringos, que ficaram chocados com a velocidade que o veículo passou no meio de uma multidão. Sei que a velocidade limite em muitas vias é de 80 km/h mas essa velocidade é um exagero para um veículo muito pesado que precisa de muito mais espaço para frear e esta com muitas dezenas de pessoas em pé.
SETEMBRO PROMISSOR