CHEVROLET TRAILBLAZER REQUINTADA
Quando a Chevrolet lançou a Blazer o modelo fez um sucesso enorme, tinha bom preço e concorrentes importados mais caros. Com o tempo a concorrência aumentou e os modelos desta categoria, utilitários esportivos de tamanho médio, ficaram mais sofisticados e cheios de tecnologia. A Blazer já saiu de linha faz um tempo e sua substituta passou a ser a Trailblazer de dimensões maiores e preço bem superior.
Ela é vendida em duas versões de acabamento, LT e LTZ, e
duas opções de motorização, 2.8 Turbo diesel e 200 cavalos ou 3.6 V6 Flex de
277 cavalos. Andei na versão LTZ com motorização diesel que possui equipamentos
de segurança de grande importância como o alerta de colisão frontal, alerta de
saída de faixa, alerta de ponto cego, alerta de movimentação traseiro na hora
da marcha a ré, controle de tração e controle de estabilidade. A Trailblazer é
imponente, tem interior luxuoso com materiais que dão um ar de sofisticação e
bom acabamento.
Além disso a conectividade é um show com o sistema OnStar
a possibilidade de espelhar o smartfone e no computador de bordo você consegue
muitas informações sobre a viagem: velocidade instantânea, odômetro parcial /
consumo médio / velocidade média para duas viagens, autonomia, consumo
instantâneo, cronômetro e temperatura externa - Informações do Veículo:
monitoramento pressão dos pneus, configuração de pressão dos pneus, tensão da
bateria, temperatura do líquido do radiador, horas do motor / horas marcha
lenta do veículo, temperatura do fluído da transmissão e função de aviso de
velocidade - Informações de
Consumo: consumo (km/l) e tendência de consumo nos
últimos 50 km (km/l). A Traiblazer
também acionamento eletrônico da tração 4X4 ou reduzida. A versão LTZ com motor
turbodiesel custa R$189.900, a versão LTZ com motor Flex custa R$159.990 mas no
site da Chevrolet existe uma informação de que este preço é negociável no
concessionário da marca portanto se estiver interessado é isso que você deve
fazer. Vale acrescentar que a Chevrolet Trailblazer é um utilitário
sofisticado, produzido na fábrica de São José dos campos, a mesma que produz a
picape S10, com assistência técnica em todo país o que não acontece com alguns
modelos que são importados.
TOYOTA ETIOS CADA VEZ MELHOR
Quando o primeiro Toyota Etios foi apresentado para a
imprensa ela caiu de pau. O modelo era espartano demais com materiais pobres no
acabamento, o painel tinha pouca visibilidade para alguns itens enfim, não era
um carro para o público brasileiro. A Toyota aceitou as críticas e foi
melhorando o carro e agora, andando na versão 1.5 XLS do Etios Hatch, vi como o
carro esta realmente muito melhor, aliás ele fica melhor a cada ano. O painel
passou a ser digital com os algarismos que indicam a velocidade num ótimo
tamanho. Quando a gente entra no carro a sensação é outra por causa dos
materiais empregados no painel que ficou mais moderno e luxuoso. A versão
testada tinha câmbio automático de ótimo funcionamento e andando na cidade as respostas foram ótimas
principalmente ao passar em quebra molas e nas retomadas. Continuo não gostando
do desenho da grade dianteira mas a Toyota lançou recentemente a versão
Platinum, com uma nova grade com desenho que dá um tom de agressividade fazendo
um conjunto mais harmonioso com o para choques que também foi alterado nesta
versão Platinum. Arrisco dizer que se a Toyota aproveitar o desenho da versão
Platinum em toda gama o Etios vai alcançar um outro patamar de vendas.
Brasileiro costuma comprar carro pelo preço mas
se tiver um visual arrumado ele até paga um pouco mais.
A versão mais barata do Etios Hatch é denominada X e
custa R$44.120 e a versão testada, XLS com câmbio automático e motor 1.5 L 16V
Dual VVTI Flex de 107 cavalos custa R$58.470 e a Toyota esta com planos
especiais de venda com uma entrada, 36 prestações fixas e um valor residual no
final das prestações. Consulte os valores em www.toyota.com.br.
OLIMPÍADA RIO 2016
Na próxima edição eu vou contar o que andou acontecendo
durante a Olimpíada no Rio de Janeiro no que diz respeito a veículos e
transportes. Muitas coisas positivas e também causos de deixar os cabelos em
pé. Me aguardem !
TOP CAR TV
Já esta marcado para o dia 29 de novembro a eleição do
Top Car TV, prêmio que tem como eleitores jornalistas especializados que
possuem programas de TV e sites. Eu faço parte do juri e manterei você bem
informados.
PNEUS BRIDGESTONE, LÍDER MUNDIAL
A empresa líder mundial na venda de pneus é a japonesa
Bridgestone, seguida pela francesa Michelin, com a americana Goodyear em 3º, a
alemã Continental em 4º e a italiana Pirelli em 5º. E a Bridgestone,
patrocinadora oficial da Olimpíada Rio 2016, aproveitou bem o evento para divulgar
sua imagem aqui no Brasil. Me lembro que quando comecei a andar de moto, nos
anos 1970, quem andava de moto tinha a Bridgestone como uma marca de grande
prestígio rivalizando com a Dunlop.