João Mendes |
EQUILIBRADO CHEVROLET TRACKER
Gosto do seu desenho, tanto da frente, da
traseira e da lateral, gosto do conjunto motor/câmbio, acho um modelo que tem
sofisticação, modernidade e praticidade
mas ele não é tão popular quanto seus concorrentes Honda HR-V, Jeep Renegade,
Ford Ecosport, Renault Duster e Hyundai Tucson, estou me referindo ao Chevrolet
Tracker. O SUV da Chevrolet é mais caro
que o Hyundai Tucson, que tem design antigo, e os dois tem vendas em torno de
1000 unidades por mês. Já o Honda HR-V e o Jeep Renegade, com publicidade
exagerada nos últimos tempos, tem vendido muito mais, o Honda um pouco mais de
cinco vezes o volume de vendas do Tracker e o Jeep pouco mais de quatro vezes.
Já Duster e Ecosport rivalizam com o Tracker nas versões top que tem vendas
muito pequenas. É verdade que o Tracker só tem duas versões já bem completas
enquanto as outras marcas tem versões de entrada mais baratas e menos
equipadas, por isso vendem bem mais. Esquecendo a política das montadoras com
sua diversidade de catálogos a Chevrolet tem um bom produto por R$77.790 a
versão LT e por R$87.290 a LTZ, mas curiosamente, durante o teste, muita gente
veio me perguntar: Que carro é este ? Fiquei impressionado com o número de
pessoas que fizeram esta pergunta e acabei tendo que explicar que carro era
aquele e seus predicados. Seu motor é o Ecotec 1.8 que desenvolve 144 cavalos,
usando apenas Etanol, e o câmbio é automático de 6 velocidades. Internamente o
Tracker tem ótimo acabamento, luxo, conforto e conectividade. Já vem com o
sistema My Link em tela de 7" com GPS e a possibilidade de conectar o seu
smartfone usando o sistema de viva voz. Tem também sensor de estacionamento,
câmera de ré, chave com sistema Keyless onde você aciona o sistema de alarme e
travas remotamente. O Tracker também tem um dos maiores porta-malas do segmento
com 306 L e com os bancos rebatidos 735 L. É sem dúvida uma boa opção para quem
quer um SUV urbano, com mais classe, e se a comunicação do fabricante, para
este veículo, fosse melhor, certamente ele venderia muito mais.
UTV POLARIS É O MELHOR
A Polaris é o
maior fabricante do mundo de quadriciclos e comemora a conquista de mais um
prêmio, o “Guidão de Ouro”, de melhor UTV de 2015. A sigla UTV significa
Utility Task Vehicle, ou veículo multifunção já que pode ser usado para o
lazer, trabalho e competições. O eleito pelo público foi o RZR XP Turbo, o UTV
mais potente original de fábrica já produzido, com motor ProStar Turbo de 146
cv. O prêmio Guidão de Ouro, promovido pela Revista Dirt Action da Editora
Adrenal, que em 2016 chegou a sua 11ª edição, visa premiar e homenagear os
melhores do ano de 2015 em diversas categorias, desde produtos a pilotos
Com o
troféu conquistado pelo RZR XP Turbo, esta é a segunda vez que a Polaris é
eleita, através de votação popular, como o melhor UTV. O modelo fabricado pela
Polaris que venceu anteriormente foi o RZR XP 4 800, em 2013. Para Rodrigo
Lourenço, diretor geral da marca no Brasil, “vencer um prêmio como o Guidão de
Ouro, por voto popular, como melhor UTV, é um reconhecimento do público da
qualidade e tecnologia que o nosso veículo oferece. Isso apenas reforça o que
temos visto nas principais competições off-road, o RZR XP Turbo se destacando
na conquista de títulos”. A Polaris tem realizado muitos eventos pelo Brasil
atraindo para divertidas trilhas seus clientes que possuem UTVs e é nessas trilhas que se pode tirar melhor proveito destes veículos com prazer e
emoção.
O PÉSSIMO LEGADO OLÍMPICO
Muitas obras viárias estão sendo realizadas no Rio de Janeiro para
ficarem prontas antes das Olimpíadas começarem. Esta tudo sendo feito na maior
correria e muitas dessas obras estão sob a responsabilidade de empreiteiras
investigadas por falcatruas e com dificuldades de caixa. Imaginem o resultado!
A principal avenida da Barra da Tijuca é a Av. das Américas que esta sendo
asfaltada por completo só que a parte que já foi asfaltada, com uma semana de
chuvas, começou a esburacar. Foi só chover uns dias que o asfalto esfarelou em
vários pontos da via. Qualquer leigo entende que o asfalto é de péssima
qualidade e o serviço também porque existem ondulações absurdas. Antes de ficar
pronta ela já vai sofrer reparos e é evidente que em pouco tempo o asfalto
estará imprestável. Outra despesa absurda foi feita na Ciclovia Tim Maia que
durante as Olimpíadas estará interditada. Tudo isso entra na conta de uma
Prefeitura que destruiu um dos melhores e mais seguros circuitos do mundo, o
Autódromo de Jacarepaguá.
BRT É MERCEDES-BENZ
Estão todos de olho na cidade do Rio de Janeiro por causa das Olimpíadas
e a Mercedes-Benz anuncia que já tem em operação no sistema BRT ( Bus Rapid
Transit ) da cidade, 245 ônibus articulados e
superarticulados. O BRT é uma solução de transporte rápida com custo
reduzido de construção e já mostrou sua eficiência. As novas linhas que vão
ficar prontas para as Olimpíadas vão facilitar em muito a vida do carioca e de
todos o turistas que circulam pela cidade.