Engenheiros e arquitetos da Prefeitura do Rio ocuparão na tarde de hoje (05/04), a partir das 14h, as galerias da Câmara Municipal para cobrar o apoio dos vereadores à luta que travam para conseguir do Prefeito Eduardo Paes a revisão salarial, o que não acontece há sete anos. O Prefeito Eduardo Paes havia prometido atender as reivindicações da categoria, mas, até agora, às vésperas das limitações administrativas impostas pelo período pré-eleitoral, isso não aconteceu. O movimento é liderado pela Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Seaerj).
Estes profissionais são os responsáveis pela fiscalização e aprovação de todas as obras realizadas na cidade, inclusive as olímpicas, que dependem da liberação destes para utilização e pagamento das empresas terceirizadas. Caso a categoria, que está em estado de greve, decida pela paralisação, o cronograma para entrega das obras olímpicas poderá ser comprometido.
Atualmente estão em atuação nos quadros do Município cerca de 1.300 engenheiros, arquitetos e geólogos que cujos vencimentos acumulam defasagem de aproximadamente 70% em relação ao mercado.