Líder
do mercado de carros premium em 2015, com 17.541 unidades comercializadas, a
Audi quer manter a liderança este ano e apresenta o Novo A4, uma das estrelas
da marca. O modelo lançado em 1994 chega na sua 9ª geração completamente
modificado. Nova carroceria, agora com mais alumínio e consequentemente mais
leve, novo motor 2.0 TSFi com injeção
dupla, 190 cavalos e câmbio de dupla embreagem com 7 velocidades, novas
suspensões com cinco braços na dianteira e na traseira, interior totalmente
modificado com o Virtual Cockpit, lançado inicialmente no Audi TT com grande
sucesso, Head Up Display com as informações da velocidade, GPS e outras
refletidas no para-brisa dianteiro, bem na frente do condutor, volante
esportivo de três raios, espelho retrovisor interno sem borda, longa entrada
frontal de ar condicionado, sistema de informação e entretenimento ( MMI Touch
) com tela de 8,8" e possibilidade de integrar o smartfone, som da
conceituada marca Bang & Olufsen, farol full led e um conjunto de sistemas
de segurança que a Audi ajudou a desenvolver e que tornam seus carros bastante
seguros. Andando impressiona inicialmente o silêncio dentro da cabine, a
aceleração desse novo motor 2.0, a sua estabilidade, todo o conforto a bordo e
também o generoso porta-malas de 480 L. Essa 9ª geração do A4 esta 110 kg mais
leve que sua antecessora, faz de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos, consome,
segundo o Inmetro, 11 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, tem dois anos de
garantia, esta disponível em 14 cores e tem preço a partir de R$159.990 para a
versão Attraction, depois a Ambiente custa R$182.990 e as primeiras 500
unidades serão da versão Launch Edition por R$172.990 com Virtual Cockpit,
smartfone integrado e muito mais. Ainda este ano, no segundo semestre, chegam
as versões Ambition com motor de 252 cavalos e tração integral Quattro e a
station wagon. Com este sensacional Novo A4 mais o A3 sedan já produzido no
Brasil e o Q3, também brasileiro, que chega nas lojas este ano a Audi pretende
manter a liderança no segmento premium com maior volume de vendas, do que
conseguiu em 2015, e um total de 50 concessionárias apesar da crise e um
mercado que sinaliza ser menor do que o do ano que passou.
sexta-feira, 8 de abril de 2016
Coluna Espaço Motor
João
Mendes
NOVO PEUGEOT 208 E 208 GT
A Peugeot foi arrojada na sua estratégia de aumentar sua
participação no mercado lançando o novo 208 com muita tecnologia e equipamentos
que o colocam acima da concorrência e com preços extremamente atrativos. Ao
contrário do que já foi no futuro os carros da Peugeot tem hoje custos de
manutenção e peças muito competitivos e seus carros são todos da linha chamada
premium, com grau de sofisticação que justifica seus valores. Além disso
dirigir um Peugeot 208 é uma experiência única, um novo conceito chamado
i-cockpit com volante mais reduzido e
os instrumentos do painel, colocados na
linha de visão acima do volante, dão conforto e segurança já que o condutor
mantém seus olhos mais na direção do seu caminho e na mesma direção, olhando
para a direita ele acessa as informações no monitor do sistema multimídia com
tela de 7" que possui GPS, o sistema de som e pode espelhar as funções do
telefone celular. Com modificações estéticas importantes, com novos faróis,
para-choques, lanternas e muitos outros detalhes que chamam a atenção o Novo
208 vai ficar mais acessível ao público que poderá achar uma versão que melhor
lhe interesse já que estão disponíveis na gama três opções de motores, três
versões de câmbio e seis versões de acabamento. Duas motorizações são novas no
modelo a Puretech 1.2, Felx, 3 cilindros, de 90 cavalos de potência que torna o
Novo 208 o carro mais econômico do Brasil e a 1.6 THP, Flex, de 173 cavalos que
torna a versão GT no hatch mais esperto do segmento. O motor 1.2 recebeu do
Inmetro etiqueta triplo A. Nota A em eficiência, A em emissões de CO2 e A no
geral entre todos os carros. Segundo a norma do Inmetro a versão com motor 1.2
faz 11,7 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada usando apenas gasolina como
combustível. Andando com o 1.2 em estradas e cidades do Ceará confirmo que sua
dinâmica continua maravilhosa, sempre gostei da estabilidade dos Peugeot
compactos, desde o lançamento do 206. Também em Fortaleza, mas no autódromo, me
diverti muito com a "cereja do bolo" o modelo da gama para quem quer
diversão, muita diversão, o GT com motor 1.6 turbo de 173 cavalos, câmbio de 6
marchas, que também faz muita curva com rodas de liga leve de 17" e
controle de tração bem calibrado. Esse GT é um capetinha e arranca de 0 a 100
km/h em apenas 7,6 segundos. Seu interior exclusivo é de bom gosto e tem teto
panorâmico que cria um ambiente muito agradável. Também tenho que elogiar os
materiais empregados no interior de toda a gama e a qualidade do acabamento. A
versão mais barata é a 1.2 Active com câmbio manual que já é bem equipada e
custa R$48.190, a 1.2 Allure passa para R$54.990 e a Allure 1.8 com câmbio
automático sai por R$59.090. Tem a versão Sport 1.6 manual por R$60.990, a
Griffe 1.6 automática por R$64.590 e a GT tem preço sugerido de R$78.990,todas
com 3 anos de garantia e revisões com preço fixo. A peugeot espera vender uma
média de 1.000 carros do Novo 208, por mês, sendo uns 60% com o novo motor 1,2,
entre 50 e 100 unidades do GT e o resto das versões com motor 1.6 16V aspirado
de 122 cavalos. Nos últimos meses a Peugeot tem crescido sua participação no
Brasil e este Novo 208 dever ser um fator de impulsão nos números da empresa.
NOVO
AUDI "ESPETACULAR" A4