João Mendes
FORD FOCUS 2.0 TITANIUM
Ah se fosse mais barato !!! Esse é o comentário que escutei de algumas
pessoas que chegaram junto do Ford Focus 2.0 Titanium Fastback ( sedã ), que eu
estava testando, e fizeram perguntas sobre o modelo, seus pontos fortes e o
preço, brasileiro compra muito pelo preço. O carro é muito bom, tem uma
estabilidade maravilhosa, tem desenho atual, bonito, tem muita tecnologia
embarcada, motor 2.0 DirectFlex que desenvolve 178 cavalos, câmbio automático
de 6 velocidades Powershift, com dupla embreagem e com a possibilidade de
trocas manuais nas borboletas colocadas junto do volante. Andando no perímetro
urbano e só usando gasolina como combustível cheguei a fazer 10 km/l. Além de
econômico o Focus tem muita segurança com o AdvanceTrac,
Controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC e TCS ) com Sistema de
Estabilidade Preventivo (ETS), Assistente de Partida em Rampas (HLA), Controle
de Torque em Curvas (TVC), aviso de Pressão Baixa dos Pneus (DDS) aparecendo no
painel e 6 airbags (frontais, laterais e de cortina). No conforto destaco o SYNC Media System com MyFord Touch integrando Sistema de navegação,
Rádio AM/FM, CD player MP3, 2 entradas, Bluetooth, Tela de 8” touch screen no
painel central, Câmera de Ré, Tela multifuncional 4,2” de LCD colorida no
painel de instrumentos e Sony Premium Sound com 5 alto-falantes e 4 tweeters,
comandos de voz com funções de áudio, telefone, ar condicionado digital e
navegador, e também chave com sensor de presença e sensor de estacionamento na
dianteira e traseira, não é pouca coisa não. A versão testada foi a top,
Titanium Plus, que custa R$104.590, tirando alguns detalhes o preço cai para
R$95.290, versão Titanium e ainda tem a SE Plus por R$86.890 e a SE por
R$80.390. Sem dúvida o Ford Focus é um carrão que impressiona, tem desempenho,
conforto, segurança, conteúdo tecnológico, bom acabamento e certamente, pelo
preço, não acaba chegando na mãos de todos que se apaixonam por ele.
HONDA NA AGRISHOW
Aconteceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a 23°
AGRISHOW (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação)
onde a Honda expôs suas motocicletas mas o que chamou mais a atenção foi o
quadriciclo TRX 420 Fourtrax (FOTO) que é utilizado predominantemente para o
lazer off-road mas que tem grande utilidade no campo.
Ele tem motor de 420,2 cc
com 26,9 cavalos de potência. Suas características superam buracos e atoleiros,
que ressaltam sua versatilidade e elevada capacidade de superação de
obstáculos, Seu excelente desempenho para uso profissional é destaque pelas
aplicações diversas ao segmento do Agronegócio, como também em propriedades
rurais, fábricas, portos, hotéis, além de policiamento ostensivo em
cidades litorâneas. O Honda 420 Fourtrax é comercializado em duas versões, com
tração 4X2 custa R$22.100 e com tração 4X4 R$24.600.
MERCADO DE LOCAÇÃO A TODO VAPOR
Pelas estatísticas de 2015 existem no Brasil 7.455 locadoras de
automóveis em 8.626 ponto de locação gerando 472.113 empregos diretos e indiretos.
O faturamento passou de R$16 bilhões com mais de R$5 bilhões de impostos pagos.
Em 2015 essas locadoras compraram 16,48% de seus carros na FCA ( Fiat Chrysler
), 11,97% na Renault, 10,52% na Volkswagen, 7,94% na Ford, 6,97% na Chevrolet,
2,12% na Nissan e pouco mais de 4% em outros fornecedores. Apesar da produção
de automóveis estar em declínio nos últimos anos o mercado de locação aumenta a
cada ano e em 2015 comprou 13,66% dos automóveis e comerciais leves produzidos
no Brasil.
RECLASSIFICANDO
AS PICAPES
Até
1995 o mercado praticamente só tinha picapes derivadas de automóveis, chamadas
picapes pequenas, em 1995 foi lançada a Chevrolet S10 que iniciou o segmento da
picapes médias mas agora temos que fazer uma reclassificação. As derivadas dos
automóveis pequenos continuam a ser picapes pequenas, a Fiat Toro e a Renault
Oroch passam a ser as médias e Chevrolet S10, Ford Ranger, Volkswagen Amarok,
Toyota Hilux e Nissan Frontier são as grandes.
BRASIL
TEM MUITO PARA CRESCER
Nos
Estados Unidos a proporção é de 8 carros para cada 10 pessoas, na Europa são 4,
no México são 3 e no Brasil apenas 1,9 pessoas para cada 10 carros. É com estes
números que as montadoras acreditam que o Brasil ainda tem muito para crescer.
NISSAN
NAS OLIMPÍADAS
A
Nissan é patrocinadora oficial das Olimpíadas e das Paralimpíadas Rio 2016 e
assim vai realizar muitas ações para atrair os olhos de todos para seus
produtos mas além disso, que é o óbvio, a empresa patrocina 31 atletas, e isso
é é um fato muito relevante.