sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Parque Aquático Maria Lenk está de cara nova e pronto para o evento-teste de saltos ornamentais

O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, acompanhou o prefeito Eduardo Paes, na entrega das obras de adequação do Parque Aquático Maria Lenk para as olimpíadas Rio 2016, na manhã desta sexta-feira (12/02).


Construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, o Parque Aquático Maria Lenk está de cara nova para receber as estrelas do nado sincronizado e dos saltos ornamentais durante os Jogos Olímpicos de 2016. Nesta sexta-feira, a Prefeitura apresentou a instalação, que, entre outras melhorias, ganhou uma nova piscina de aquecimento e uma sala com tanque seco para treinamento de saltos ornamentais.
Entre os dias 19 e 24, o Maria Lenk receberá a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, mais um evento-teste na preparação do Rio para os Jogos de 2016.





A competição reunirá 272 atletas de 49 países na briga por 92 vagas olímpicas em provas individuais e de duplas sincronizadas.

 


Os atletas de elite dos saltos ornamentais serão os primeiros a utilizar o Parque Aquático Maria Lenk após a reforma executada pela Prefeitura. A nova piscina de aquecimento é ligada ao deque da piscina de competições por uma rampa. A plataforma de saltos e o posto médico foram reformados e há novos banheiros para pessoas com deficiência.

 
Após os Jogos Olímpicos, o Parque Aquático Maria Lenk manterá seu perfil voltado para o alto rendimento, mas seu papel será ampliado com a oferta de vagas para cerca de 800 alunos de projetos sociais. Estes jovens poderão praticar as quatro modalidades aquáticas olímpicas: natação, polo aquático, nado sincronizado e saltos ornamentais. Os alunos do Ginásio Experimental Olímpico da Arena Carioca 3 também vão utilizar o local para aulas de natação. Como acontece desde a sua fundação, o Maria Lenk continuará recebendo competições nacionais e internacionais.