quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

OPERAÇÃO CARNAVAL REGISTRA 121 APREENSÕES ATÉ A QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Agentes reforçam combate ao transporte irregular de passageiros no entorno da Rodoviária Novo Rio 


O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, deu prosseguimento nesta quarta-feira (10/02) a operação Carnaval, realizada para coibir o transporte de passageiros sem autorização do poder concedente no entorno da Rodoviária Novo Rio durante o feriado. A ação já resultou no recolhimento de mais de 120 veículos entre carros particulares, táxis, kombis, vans e ônibus.

A operação Carnaval foi motivada pelo aumento da demanda de passageiros que deixam a capital em direção às demais cidades do estado durante o feriado. Os fiscais recolheram veículos flagrados realizando transporte de passageiros sem autorização, além de infrações relativas ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para o presidente do Detro, Carlos Luiz Martins, o reforço das operações durante os feriados são importantes para a segurança da população. “Os números comprovam a importância do reforço da fiscalização no feriado. Pessoas inabilitadas e em veículos sem a menor condição de tráfego se aventuram a realizar transporte, expondo os passageiros a sérios riscos de acidente. É importante que a população evite esse tipo de transporte e denuncie as irregularidades”, afirmou.

O combate ao transporte de passageiros sem autorização do poder concedente sob cobrança vem sendo intensificado desde 2015, com ações diárias em todo o estado. Desde janeiro deste ano, 964 veículos irregulares foram recolhidos, sendo 641 carros particulares, táxis e kombis, 192 vans e 65 ônibus.

A população pode ajudar denunciando veículos piratas, por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br. Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias para direcionar as ações de fiscalização. A população também pode enviar informações pelo WhatsApp Fale Detro pelo número (21) 9-8596-8545. Na primeira mensagem, é preciso enviar o nome completo, e-mail, cidade e bairro em que mora. Um sistema coleta os dados do reclamante e gera um protocolo de atendimento.