terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

APCC da Reserva já é realidade

Hoje, terça-feira, dia 23 de fevereiro, foi aberta a APCC - Área de Proteção a Ciclistas de Competição da cidade do Rio na Praia da Reserva. São 3,7 km da Barra ao Recreio exclusivos para treinamento de atletas das 4h às 5h30 da madrugada, de segunda a quinta-feira, sem a presença de veículos.
                                                                                            Fotos:Diego Tourinho

O trânsito será interditado de segunda a quinta-feira, das 4h às 5h30. Nesse período, o fluxo de veículos será desviado para a Avenida das Américas.

Este é um projeto que vai beneficiar os ciclistas de alta competição que moram na Barra e que não têm segurança para treinar em vias públicas. O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, relembra que essa foi uma das primeiras reuniões que teve quando assumiu o cargo de subprefeito. A comissão de segurança da APCC sugeriu vários locais, onde já treinavam, como a pista lateral das Américas, próximo ao Info Barra e ao Alfaville.

- A partir disto, criamos inicialmente a APCC da Cidade das Artes, que funciona principalmente para treinamento de novos atletas, e adequamos a pista da Reserva para receber os ciclistas. O asfaltamento dos trechos de travessia já foi executado a pedido dos atletas e agora vamos melhorar a iluminação no trecho de treinamento – cita o subprefeito Alex Costa que esteve no local para conhecer o circuito. Ele pedalou junto a centenas de ciclistas das 4h às 5h30.


O subprefeito Alex Costa destacou ainda que essa é mais uma ação que resulta do diálogo e parceria entre o poder público e a sociedade organizada. A Comissão de Segurança da Federação de Ciclismo e a Federação de Triathlon foram fundamentais para que a cidade do Rio de Janeiro ganhasse mais uma área de proteção ao ciclismo, com o objetivo de evitar que acidentes aconteçam vitimando ciclistas, como aconteceu com o atleta e ciclista Guilherme Paiva, que foi homenageado dando nome ao Circuito da APCC da Reserva. Guilherme ou Magriça, como era conhecido, morreu em um acidente na Avenida das Américas em 18 de maio de 2014, quando se preparava para mais um treinamento na madrugada.  Seus pais estavam presentes à abertura da nova pista de treinamento e agradeceram pela homenagem.

Vale destacar que a cidade do Rio foi pioneira na iniciativa de criar áreas exclusivas de treinamento e o secretário Pedro Paulo é um defensor da criação do maior número de áreas seguras para o ciclismo na nossa cidade.
 
 
APCC
O trecho para interditado ao trânsito de veículos na Avenida Lúcio Costa vai do trevo em frente ao futuro Hotel Hyatt, na Barra da Tijuca, até a Avenida Pedro Moura, no Recreio, no entanto, o treinamento dos ciclistas acontece da ilha 26 até a ilha 5.

Vale lembrar que será proibido o estacionamento de veículos no trecho da Reserva de segunda a quinta-feira das 3h às 6h. Os motoristas que desrespeitarem a sinalização estarão sujeitos a multa e reboque.

Assim como já acontece no Aterro do Flamengo, primeira APCC criada na cidade, após a sanção da lei municipal 5719/2014, a operação contará com o apoio da Guarda Municipal, Seop, Cet-Rio, GAE e Polícia Militar.

A primeira APCC funciona no Aterro do Flamengo e a segunda na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. E agora a Reserva é o terceiro espaço seletivo para treinamento de ciclistas.