SUPER
AUDI Q7
Fui
conhecer e testar o novo Audi Q7 que não tem nada haver com o modelo anterior.
Simplesmente mudou tudo, carroceria, motor, suspensões, interior, enfim, para
vocês terem uma ideia da transformação basta dizer que ele ficou 325 kg mais
leve. No modelo novo a carroceria tem muito mais peças em alumínio e o motor
deixou de ser um V8 para ser um V6 3.0 de 333 cavalos de potência. O câmbio é
automático de 8 marchas, a tração é integral permanente e a grande novidade é a
direção na quatro rodas.
É verdade ! O Q7 possui uma caixa de direção junto do
eixo traseiro que muda a direção das rodas traseiras em até 5 graus. Vou dar
exemplos para explicar, se você esta numa estrada, andando a mais de 60 km/h e
vai desviar de um carro a sua frente, as rodas traseiras acompanham o movimento
das rodas dianteiras e o carro faz o desvio com mais suavidade, sem que a
traseira dê aquela abanada, principalmente em velocidades mais altas. Já num
estacionamento, em baixa velocidade, quando se vira o volante para entrar numa
vaga, as rodas traseiras se inclinam na direção oposta a das dianteiras
diminuindo o raio de manobra e facilitando a entrada na vaga. Outra grande
atração do carro é o Virtual Cockpit,
semelhante ao já usando no
esportivo TT, onde você escolhe o que quer colocar em destaque numa tela de
12,3”. Nela se pode priorizar o mapa para navegação e deixar velocímetro e
conta-giros nas extremidades, pode deixar a imagem do Night Shot (visão noturna
que detecta até 300 m pedestres e animais pelo calor ) no destaque, mas também
pode deixar os instrumentos em destaque com as informações do computador de
bordo e deixar o mapa da navegação na tela central do sistema MMI de
entretenimento, tudo isso com muita facilidade usando botões situados no
volante, do lado esquerdo. O interior tem tratamento acústico muito bom,
tornando a cabine bem silenciosa e proporcionando mais prazer para escutar o
sistema de som Bose de 558 watts de potência com 19 auto falantes e efeito 3D,
sensacional. Outro charme do carro é a abertura e fechamento do porta-malas (
capacidade de 890 L ) através de movimentos do pé embaixo do para-choques
traseiro. Simplesmente você chega no carro com as mãos ocupadas com pacotes e a
chave no bolso aí é só passar o pé embaixo do para-choques que a porta abre
automaticamente ou fecha. Agora o Q7 também tem um head-up display, que projeta informações como
velocidade e as direções indicadas da navegação num campo de 200 mm x 80 mm no
para-brisa. Um display retroiluminado
por um LED branco gera a imagem colorida. Dois espelhos a ampliam e
redirecionam. As informações parecem flutuar a aproximadamente 2,1 m
à frente do para-brisa.
Cada
vez mais a Audi dificulta a vida dos jornalistas especializados com tantas
novas tecnologias que precisariam de muitas linhas para serem explicadas, haja
espaço (rs), e só para você ter uma ideia, a Audi pede que o comprador do Q7
chegue na concessionária, para retirar seu carro novo, com três horas
disponíveis para ter uma aula de como usar tudo que o carro oferece e recomenda
que ele volte 3 meses depois para tirar
dúvidas, conferir o que ainda não conhece do carro e receber mais
informações. O Q7 é o utilitário esportivo maior da Audi e custa R$399.990.
Colocando a lista de acessórios disponíveis o preço chega quase a R$500 mil.
Mais sobre esse espetáculo na próxima edição.
* Pensando em um futuro mais sustentável, a Toyota do Brasil,
há 6 anos, criou a Fundação Toyota do Brasil, que desenvolve projetos de
educação ambiental, capacitação de pessoas e responsabilidade social como o
Projeto Ambientação, o Projeto Arara Azul e o Projeto Toyota APA Costa dos
Corais.
* A Honda informa que
a partir de fevereiro sua rede de concessionárias passa a comercializar a nova CG 125i Fan, que agora
tem sistema de injeção eletrônica de combustível e um desenho que acompanha a
família CG.
*
Profissionais de venda do setor automotivo do Rio de Janeiro fizeram um
encontro para elaborar uma agenda que possa trazer benefícios para a classe. Esses
encontros devem se tornar periódicos e reunir ideias para ajudar a superar a
crise.
* O
Rio de Janeiro se expande para a Barra da Tijuca onde acontecerão grande parte
das modalidades das Olimpíadas. No bairro em questão a principal artéria para
deslocamento é a Avenida das Américas que esta sendo reformada nos primeiros 6
km por causa da colocação das vias específicas do BRT e dos novos retorno. Com
isso ela esta sendo toda asfaltada mas o piso esta ficando absurdamente
irregular. São inúmeras depressões, desníveis que parecem degraus
camuflados, que podem derrubar
motociclistas e causar danos nos carros. A impressão que dá é que passaram uma
tinta preta pra dizer que foi colocado um
asfalto mas sem nenhuma preocupação com o nivelamento do piso. Será que
a prefeitura será conivente com a empreiteira e vai aceitar esse trabalho de
péssima qualidade ? Será que a empreiteira contribuiu para a campanha política
do prefeito Eduardo Paes ? Tá difícil !
* O
Salão Moto Brasil no Rio de Janeiro será assunto da próxima edição.