terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Detro apreende van irregular que transportava 26 estudantes

               Outros oito veículos foram recolhidos aos depósitos públicos

 

Durante uma fiscalização para reprimir o transporte irregular de passageiros, agentes do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, apreenderam na manhã desta sexta-feira (04/12), uma van irregular que transportava 26 crianças. O licenciamento anual do veículo, que acumula aproximadamente 12 mil reais em multas, estava vencido. Durante a ação, que ocorreu na Estrada de Jacarepaguá, na Freguesia, outros oito veículos foram recolhidos, por transporte clandestino de passageiros sob cobrança e descumprimento ao o Código Brasileiro de Trânsito.

As equipes acompanharam a van escolar que transportava estudantes até os destinos onde as crianças desembarcariam e, em seguida, apreenderam o veículo, encaminhado para o depósito público.

“Nesse final de período letivo, aumentaremos a fiscalização sobre o transporte escolar, para garantir que as crianças e adolescentes tenham segurança para ir e voltar dos colégios. Logo que as aulas retornem no início do próximo ano, voltaremos com mais ações preventivas como esta. É importante que os pais não contratem serviços não regulamentados, pois estão colocando a vida de seus filhos em risco”, lembrou o coordenador de fiscalização do Detro, major Ricardo Neto.

O Detro realiza operações diárias de combate ao transporte de passageiros sem autorização do poder concedente no estado. Desde janeiro, 1.268 vans piratas foram recolhidas. Além das operações de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. Para participar, os cidadãos devem informar a irregularidade e número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração, por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br. A população também pode enviar informações pelo aplicativo Fiscal de Bolso, que pode ser baixado no celular ou pelo WhatsApp Fale Detro - (21) 9-8596-8545.