CHEVROLET
COBALT MAIS CHIC
Lançado
com desenho simples e bonito o Chevrolet Cobalt faz sucesso. O sedan tem
tamanho e funcionalidade, já foram comercializadas mais de 190 mil unidades, e
caiu nas graças dos taxistas pelo espaço interno e pela capacidade do
porta-malas. Para essa categoria o carro é um campeão de vendas e por ter um
estilo mais discreto e acabamento espartano o público tem uma percepção de que
o carro é simples. Para acabar de vez com esta imagem a equipe de design da GM
refinou as linhas do carro que ficou com ar mais sofisticado. A frente dá mais
impacto com nova grade, faróis e frisos enquanto a traseira melhorou com novas
lanternas e na dobra da tampa do porta-malas foi colocada uma saliência que
funciona como um spoiler. Melhorou muito ! As opções de motorização e câmbio
continuam as mesmas, 1.4, 102 cavalos, com câmbio manual para as versões LT e
LTZ e 1.8, 108 cavalos, com câmbio manual ou automático de 6 velocidades para
as versões LTZ e Elite. Além do visual mais sofisticado o Cobalt ficou mais
interativo, possui os sistema My Link e On Star. O My Link é o sistema de
informação e entretenimento que chega na sua 2ª geração e o On Star é um
sistema que oferece ao
motorista mais de 20 serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e
Conectividade através de uma linha de telefone celular própria do carro. Basta
simplesmente acionar um botão no retrovisor interno e o motorista é conectado a
uma telefonista numa central com atendimento que oferece serviços como
pesquisas rápidas na internet, reservas e informações sobre situações de
tráfego ou até solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em caso de
emergência. A conversa se dá sem que o motorista precise tirar as mão do
volante usando autofalantes e microfones do sistema “hands-free” do carro. Este
sistema possui muitas outras funções e seu aplicativo é compatível com os
sistemas Android e IOS e pode ser baixado na Play Store ou na Apple Store. Para
quem se entusiasmou com o novo Cobalt, e quer mais sofisticação ainda, esta
disponível a versão Elite que possui de série tudo que é oferecido na linha, um
interior diferenciado e mais alguns detalhes que deixam o carro mais exclusivo.
O Chevrolet Cobalt mais barato é o LT 1.4 com câmbio manual que custa R$52.690
e o mais caro é o Elite 1.8 com câmbio automático que custa R$67.990. O bom
dessa sofisticação do modelo é que também teremos melhores taxis rodando na
praça.

A Subaru, que por aqui estava sempre com modelos defasados, agora esta
alinhada com o exterior e apresenta os modelos Legacy e Outback 2016. Andei nos
dois e o comportamento dinâmico é muito bom além de terem o motorzão 3.3 L que
desenvolve 256 cavalos de potência e 35,7 Kgfm de torque a 4.400 RPM, uma
maravilha, e com tração integral. Junte a essa usina de força o câmbio CVT que
faz trocas quase imperceptíveis. O Legacy é um sedan confortável, ótimo para
uso urbano e nas estradas com bastante conforto e ótimo isolamento acústico,
fica mais agradável conversar e escutar música nele que tem preço de R$152.900.
Já o Outback tem os mesmos predicados do Legacy mas é um utilitário esportivo
que também faz bonito no fora da estrada e tem mais espaço no banco traseiro ao
preço de R$159.900. Os dois modelos possuem muitos equipamentos, acabamento
primoroso, todos os comandos na mão mas falta o GPS no painel. A Subaru dobrou
suas vendas este ano e vai continuar crescendo, apesar da crise.
A FCA – Fiat Chrysler Automobiles possui fábrica em Goiana – PE, inaugurada com a produção do Jeep Renegade e
que já esta produzindo a picape média Fiat Toro que será lançada em fevereiro
de 2016. Depois virão o Jeep Compass, numa geração já atualizada no exterior e o
Fiat Tipo, sedan que deve substituir o Linea, que nunca atingiu os níveis de
venda almejados. Com novos e bons produtos a crise é menos sentida.
Um dos maiores clubes de
admiradores da marca alemã, o BMW Rio Moto Clube comemorou o final de 2015 num
grande encontro na cidade de Penedo – RJ. O clube aceita associados
proprietários de outras marcas, maiores informações no site
www.bmwriomotoclube.com.br/
Este é o mês com mais mortes
nas estradas federais, de acordo com um levantamento feito nos últimos sete
anos (de 2007 a 2014) pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária olhando dados
da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Em 2013, a média de mortes
em dezembro foi 24,8% maior que a média dos meses do mesmo ano; e 2014, apesar
de apresentar uma média percentual menor, fechou com quase 10% mais óbitos em
dezembro em relação aos outros meses. Esses números indicam que se tem que
redobrar os cuidados, ter mais responsabilidade e evitar quaisquer
comportamentos de riscos como o uso de álcool antes de dirigir, o uso do
celular ao volante, abusar da velocidade, ultrapassagens arriscadas, que não
são, infelizmente, atitudes incomuns neste mês de tantas festas,
confraternizações e viagens, marcados sempre pela correria.