Mais um ano.
Muito trabalho. E muito a planejar para buscarmos melhores resultados nos
próximos anos.
Alfredo Lopes |
2015
valeu por muitos.
Em
primeiro lugar, gostaria de destacar a intensa sintonia das equipes de nossa
Associação de Hotéis e do Rio Convention & Visitors Bureau. Todos trabalharam
exaustivamente para fortalecer a imagem de nossa cidade nos principais destinos
emissores nacionais e internacionais, reforçando o alinhamento com os setores
aéreo, de promoção de eventos, além dos mercados corporativo e de incentivo.
A
equipe da ABIH-RJ reúne apenas oito funcionários, mas atua como se estivesse
presente em todo o Estado do Rio de Janeiro. Sob a batuta de Theresa Jansen, a
associação tem sido incansável em orientar e defender os direitos dessa
indústria que passou de 29 mil para 50 mil quartos, nos últimos cinco anos, só
na cidade do Rio de Janeiro. Sem contar com o grande incremento no interior.
Todos
os presentes reconhecem os inúmeros esforços que precisam ser realizados para:
·
RECRUTAR
e qualificar a mão de obra que atuará nesses hotéis;
·
REIVINDICAR
mais segurança aos órgãos públicos;
·
ALINHAR
nossas operações às medidas sanitárias e de respeito ao consumidor;
·
LEVANTAR
números, estatísticas e dados que reforcem a importância de nosso setor junto a
opinião pública;
·
FORTALECER
a agenda de encontros no interior;
·
PROMOVER
nossos associados nos principais mercados emissores e tantas outras ações que
envolvem nossa ABIH-RJ.
Aproveito
para deixar aqui meus agradecimentos a todos os coordenadores dos fóruns
realizados periodicamente, cobrindo diversos setores – Alimentos & Bebidas,
Recepção, Segurança, Manutenção e
Comercial,
entre outros. O trabalho de vocês é fundamental para o entrosamento e as
conquistas comuns do setor.
O
Rio Convention mostrou que cada um dos integrantes dessa equipe vale por três
ou quatro, multiplicando-se para representar nosso Rio de Janeiro em 33 feiras
e eventos no Brasil e no exterior, participação em diversos workshops
internacionais, recepção a inúmeras visitas de inspeção e apoio irrestrito a 88
jornalistas ao longo do ano, gerando uma forte repercussão de nosso Rio de
Janeiro nos principais veículos da imprensa internacional.
Ainda
nos primeiros meses do ano investimos em trazer representantes das Olimpíadas
de Londres e Barcelona para compartilhar conosco suas experiências. O encontro,
realizado em abril, no Maracanã, trouxe ainda mais clareza aos empresários de
turismo sobre o desafio que enfrentaremos pós Olimpíadas.
Desde
2014, mas consolidado em 2015, mudamos a postura institucional do Rio
Convention para uma extrema agressividade comercial, liderada pelo incansável
Michael Nagy. O compromisso do Rio Convention e Visitors Bureau é gerar
negócios para cada um de seus mantenedores e fomentar essa cidade com eventos e
incremento do fluxo de visitantes.
São
inúmeras as frentes de lutas, mas não podemos deixar de comemorar as conquistas.
A chegada de bandeiras internacionais como Hilton, Hyatt, Trump e Grand Mercure
à nossa cidade mostra um fortalecimento do Rio como destino turístico.
A
excepcional divulgação que temos conquistado nos mais relevantes veículos de mídia espontânea do mundo faz crer que somos, mais que
nunca, uma marca Top of mind no desejo dos cidadãos dos principais mercados
emissores dos cinco continentes.
Continuamos
nossa cruzada para oficializar o SINDHOTÉIS, entidade sindical que já vem
lutando pelos direitos e interesses dos empresários dos meios de hospedagem. Mostramos
nossa força e efetividade nas negociações com o Sindicato dos Trabalhadores da
categoria e na definição do índice para os acordos da convenção 2014/2015.
É importante destacar o trabalho conjunto que vem sendo
realizado pela ABIH-RJ, convention, Riotur, Setur, Turisrio, hoteleiros e
empresários da Barra e arredores com o objetivo de fortalecer a região como
destino de lazer, negócios, cultura e ecoturismo. Essa estratégia é fundamental
em função dos novos empreendimentos hoteleiros lá sediados e que concentram 60%
dos investimentos em novos hotéis no Rio.
2016
promete ser um ano ainda mais desafiador para a hotelaria carioca. A situação
econômica vem freando diversos setores produtivos. Mas não vamos esmorecer.
A
Segurança continua sendo uma questão estratégica, merecendo a nossa atenção e
sempre nas prioridades de nossa pauta.
Em
oito meses estaremos recebendo desportistas e comitivas dos quatro cantos do
mundo na 1ª Olimpíada da América do Sul. A indústria hoteleira pode se orgulhar
de ter feito o seu dever de casa com louvor.
Para
não me prolongar ainda mais, agradeço, em nome das equipes ABIH do Rio de
Janeiro e Rio Convention, o apoio de nossos associados e mantenedores ao longo
de todo o ano e o profissionalismo de todos os parceiros e fornecedores.
A
todos os amigos do trade, equipes de profissionais, colaboradores e empresas
envolvidas na realização desse encontro festivo desejo um ÓTIMO NATAL E UM FELIZ
ANO NOVO.
Um
especial obrigado à equipe Sheraton Rio por nos receber nesta bonita festa.
Boas
Festas e mãos à obra!