quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Discurso ABIH-RJ premiação

Senhoras e senhores, boa noite.

Mais um ano. Muito trabalho. E muito a planejar para buscarmos melhores resultados nos próximos anos.

Alfredo Lopes

2015 valeu por muitos.

Em primeiro lugar, gostaria de destacar a intensa sintonia das equipes de nossa Associação de Hotéis e do Rio Convention & Visitors Bureau. Todos trabalharam exaustivamente para fortalecer a imagem de nossa cidade nos principais destinos emissores nacionais e internacionais, reforçando o alinhamento com os setores aéreo, de promoção de eventos, além dos mercados corporativo e de incentivo.

A equipe da ABIH-RJ reúne apenas oito funcionários, mas atua como se estivesse presente em todo o Estado do Rio de Janeiro. Sob a batuta de Theresa Jansen, a associação tem sido incansável em orientar e defender os direitos dessa indústria que passou de 29 mil para 50 mil quartos, nos últimos cinco anos, só na cidade do Rio de Janeiro. Sem contar com o grande incremento no interior.  

A hotelaria da cidade continuará crescendo nos próximos meses até atingir 60 mil unidades de hospedagem às vésperas das Olimpíadas. O esforço é ainda maior quando refletimos que o momento que escolhemos para expandir nossa estrutura de receptivo estava inserido na década de ouro, em um contexto econômico próspero e de forte consumo. Cinco anos depois, a realidade é muito diferente.

Todos os presentes reconhecem os inúmeros esforços que precisam ser realizados para:

·         RECRUTAR e qualificar a mão de obra que atuará nesses hotéis;

·         REIVINDICAR mais segurança aos órgãos públicos;

·         ALINHAR nossas operações às medidas sanitárias e de respeito ao consumidor;

·         LEVANTAR números, estatísticas e dados que reforcem a importância de nosso setor junto a opinião pública;

·         FORTALECER a agenda de encontros no interior;

·         PROMOVER nossos associados nos principais mercados emissores e tantas outras ações que envolvem nossa ABIH-RJ.

Aproveito para deixar aqui meus agradecimentos a todos os coordenadores dos fóruns realizados periodicamente, cobrindo diversos setores – Alimentos & Bebidas, Recepção, Segurança, Manutenção e Comercial, entre outros. O trabalho de vocês é fundamental para o entrosamento e as conquistas comuns do setor.

O Rio Convention mostrou que cada um dos integrantes dessa equipe vale por três ou quatro, multiplicando-se para representar nosso Rio de Janeiro em 33 feiras e eventos no Brasil e no exterior, participação em diversos workshops internacionais, recepção a inúmeras visitas de inspeção e apoio irrestrito a 88 jornalistas ao longo do ano, gerando uma forte repercussão de nosso Rio de Janeiro nos principais veículos da imprensa internacional.

Ainda nos primeiros meses do ano investimos em trazer representantes das Olimpíadas de Londres e Barcelona para compartilhar conosco suas experiências. O encontro, realizado em abril, no Maracanã, trouxe ainda mais clareza aos empresários de turismo sobre o desafio que enfrentaremos pós Olimpíadas.

Desde 2014, mas consolidado em 2015, mudamos a postura institucional do Rio Convention para uma extrema agressividade comercial, liderada pelo incansável Michael Nagy. O compromisso do Rio Convention e Visitors Bureau é gerar negócios para cada um de seus mantenedores e fomentar essa cidade com eventos e incremento do fluxo de visitantes.

São inúmeras as frentes de lutas, mas não podemos deixar de comemorar as conquistas. A chegada de bandeiras internacionais como Hilton, Hyatt, Trump e Grand Mercure à nossa cidade mostra um fortalecimento do Rio como destino turístico.

A excepcional divulgação que temos conquistado nos mais relevantes veículos de mídia espontânea do mundo faz crer que somos, mais que nunca, uma marca Top of mind no desejo dos cidadãos dos principais mercados emissores dos cinco continentes.

Continuamos nossa cruzada para oficializar o SINDHOTÉIS, entidade sindical que já vem lutando pelos direitos e interesses dos empresários dos meios de hospedagem. Mostramos nossa força e efetividade nas negociações com o Sindicato dos Trabalhadores da categoria e na definição do índice para os acordos da convenção 2014/2015.

É importante destacar o trabalho conjunto que vem sendo realizado pela ABIH-RJ, convention, Riotur, Setur, Turisrio, hoteleiros e empresários da Barra e arredores com o objetivo de fortalecer a região como destino de lazer, negócios, cultura e ecoturismo. Essa estratégia é fundamental em função dos novos empreendimentos hoteleiros lá sediados e que concentram 60% dos investimentos em novos hotéis no Rio.

2016 promete ser um ano ainda mais desafiador para a hotelaria carioca. A situação econômica vem freando diversos setores produtivos. Mas não vamos esmorecer.

A Segurança continua sendo uma questão estratégica, merecendo a nossa atenção e sempre nas prioridades de nossa pauta.

Em oito meses estaremos recebendo desportistas e comitivas dos quatro cantos do mundo na 1ª Olimpíada da América do Sul. A indústria hoteleira pode se orgulhar de ter feito o seu dever de casa com louvor.

Para não me prolongar ainda mais, agradeço, em nome das equipes ABIH do Rio de Janeiro e Rio Convention, o apoio de nossos associados e mantenedores ao longo de todo o ano e o profissionalismo de todos os parceiros e fornecedores.

A todos os amigos do trade, equipes de profissionais, colaboradores e empresas envolvidas na realização desse encontro festivo desejo um ÓTIMO NATAL E UM FELIZ ANO NOVO.

Um especial obrigado à equipe Sheraton Rio por nos receber nesta bonita festa.

Boas Festas e mãos à obra!