quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

DETRO REALIZA OPERAÇÃO DE ACESSIBILIDADE NO TERMINAL AMÉRICO FONTENELLE

                 Agentes aplicam 14 multas e recolhem um coletivo

 Com o intuito de fiscalizar as condições de acessibilidade nos ônibus intermunicipais, a Secretaria de Estado de Transportes, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), realizou nesta terça-feira (08/12), operação especial no Terminal Américo Fontenelle, na Central do Brasil, Centro do Rio. Durante toda a manhã, os agentes do departamento vistoriaram veículos, recolhendo um coletivo para ajustes e aplicaram 14 multas que somadas chegam a R$ 27.129,85.
 

 Do total de infrações registradas, sete foram referentes à acessibilidade dos veículos, como plataforma elevatória, cigarra e cinto de segurança do cadeirante inoperantes. Os agentes detectaram coletivos com roleta fora do padrão determinado, mau estado de conservação e equipamentos com defeito, como limpador de para-brisas.

Paralelamente, o Detro realizou mais uma edição da Ouvidoria Itinerante no local e como resultado foram registradas 15 reclamações dos passageiros dos ônibus intermunicipais. As principais queixas referem-se a quadro de horários das linhas e má conservação dos veículos.

“Este tipo de operação é fundamental para estabelecer o direito de ir e vir para as pessoas com deficiência. O Detro e a Setrans veem fazendo operações como estas em prol de melhorias no transporte público. Ainda falta muito, mas estamos fazendo a nossa parte cobrando das empresas a excelência que queremos e precisamos ter ”, disse Fábio Fernandez, agente especial da secretaria.

Desde janeiro, o Detro intensificou as fiscalizações na frota regular. Como resultado, 4.921 coletivos foram multados, dos quais 1.597 foram retirados de circulação. Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. Para participar, os cidadãos devem informar a irregularidade e o número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração, por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br. A população também pode enviar informações pelo aplicativo Fiscal de Bolso, que pode ser baixado no celular ou pelo WhatsApp Fale Detro - (21) 9-8596-8545.