sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Prefeitura inicia a construção de Clínica da Família de Curicica

O prefeito Eduardo Paes deu início, nesta quinta-feira (05/11), à construção da Clínica da Família de Curicica, na Zona Oeste do Rio, que beneficiará 24 mil moradores das comunidades Asa Branca, Estrada Santa Maura e Parque Carioca. A nova unidade terá oito equipes de saúde da família e três de saúde bucal para atender aos moradores da região.


- Esse programa das Clínicas da Família é o mais importante da Prefeitura do Rio na área da saúde. Nas Clínicas, é possível tratar 80% dos problemas de saúde da população. Elas evitam que as pessoas fiquem doentes porque ajuda a criar hábitos mais saudáveis. Por exemplo, além da Clínica, também teremos uma academia por aqui, o que vai ajudar e estimular as pessoas a se exercitarem – disse o prefeito Eduardo Paes.

Esta clínica da família terá salas de consultórios, de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca. No local os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança, vacinação, entre outros serviços de saúde. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária.

- Os moradores de Curicica estão recebendo um serviço de grande importância para complementar todo o desenvolvimento da região. A Prefeitura do Rio não está investindo apenas na construção de um Parque Olímpico, que gera empregos e negócios, mas também na qualidade de vida das pessoas que vivem no seu entorno. Para isso é fundamental que os vizinhos possam desfrutar de um atendimento em saúde de qualidade. As clínicas oferecem consultas de várias especialidades, exames e vacinação e funcionam das 8h às 20h, com prioridade na prevenção. Na região da Barra e Jacarepaguá serão construídas 15 Clínicas da Família – completa o subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa.

Curicica fica na Área de Planejamento 4.0 (Barra e Jacarepaguá), que conta hoje com 26 unidades de saúde, sendo três clínicas da família, 11 centros municipais de saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma policlínica, três hospitais, três centros de atenção psicossocial, uma coordenação de emergência regional (CER), duas unidades psiquiátricas e um hospital maternidade. A cobertura de saúde da família da AP 4.0 é atualmente de 15,4%.


- Essa era uma área da cidade que não tinha cobertura primária e a clínica da família vem para garantir esse atendimento aos moradores daqui. É uma unidade montada para resolver a maioria dos problemas de saúde da população. Os moradores dessa região não precisarão mais buscar atendimento de saúde longe de casa – explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

As clínicas da família fazem parte de um projeto pioneiro e inovador que permitiu a revolução histórica no setor de saúde da cidade. O Rio já conta com 77 clínicas da família inauguradas desde 2009. A meta da Prefeitura do Rio é inaugurar mais 63 até o fim de 2016, alcançando uma cobertura de 70% da população pela Estratégia de Saúde da Família. Em 2008, o Rio era a capital brasileira com pior cobertura de saúde, com apenas 3,5% dos cariocas atendidos pela estratégia. Atualmente, já são 48,1% de cobertura da população, o que representa mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas.

Moradora da comunidade Asa Branca, a dona de casa Márcia Gregório, 57 anos, estava otimista com a implantação de uma unidade de saúde perto da casa dela:

- Estou vibrando e torcendo muito para que essa obra fique pronta logo porque será muito útil para os moradores daqui. Teremos médicos e consultas marcadas para atender a gente e nossos familiares. A construção dessa clínica da família vai valorizar ainda mais o nosso bairro, que já está ganhando com algumas obras para as Olimpíadas.

A obra desta unidade de saúde, localizada na Avenida Salvador Allende, ao lado do condomínio Minha Praia, está a cargo da Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe).