O objetivo da ação é combater o transporte de passageiros sem autorização do poder concedente. “O transporte pirata representa um risco ao passageiro, sendo muitas vezes conduzido por motoristas inabilitados e em veículos sem condições de tráfego. Por isso, nos feriados, reforçamos a fiscalização na Novo Rio, em função do aumento considerável no fluxo de passageiros e consequentemente da oferta deste tipo de transporte irregular. Pedimos a ajuda da população nesta luta, não utilizando esses serviços e denunciando o transporte sem autorização”, afirma Carlos Luiz Martins, presidente do Detro.
Os cidadãos podem denunciar irregularidades por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br. Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias para direcionar as ações de fiscalização. A população também pode enviar informações pelo WhatsApp Fale Detro pelo número (21) 9-8596-8545. Na primeira mensagem, é preciso enviar o nome completo, e-mail, cidade e bairro em que mora. Um sistema coleta os dados do reclamante e gera um protocolo de atendimento.
Desde janeiro, o Detro intensificou as operações de combate ao transporte irregular de passageiros no estado. Como resultado, este ano, 4.289 veículos piratas já foram recolhidos, sendo 3.821 carros particulares, táxis e kombis, 1.506 vans irregulares e 468 ônibus piratas. Os veículos flagrados cometendo esse tipo de irregularidade são apreendidos e multados em R$ 2.711,90, mais os custos com reboque e diária do depósito.