segunda-feira, 23 de novembro de 2015

DETRO APRENDE 51 VEÍCULOS EM OPERAÇÃO ESPECIAL DE FERIADO

Fiscais coíbem transporte irregular no entorno da rodoviária Novo Rio

 
O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, finalizou neste domingo (22/11), fiscalização especial de feriado no entorno da rodoviária Novo Rio. A operação foi motivada pelo aumento da demanda de passageiros por conta do feriado prolongado do Dia da Consciência Negra. Desde quinta-feira (17/11), quando os agentes iniciaram a ação, 51 veículos foram retirados de circulação, Entre vans, doblos, táxis e veículos particulares autuados, um ônibus foi recolhido por transporte irregular de passageiro.

 O Detro realiza ações diárias de combate ao transporte de passageiros sem autorização do poder concedente, reforçando a fiscalização no entorno da rodoviária Novo Rio, nos períodos de maior movimento. “Com o aumento do fluxo de passageiros, por causa do feriado, a oferta desse tipo de serviço também cresce. Nossas ações visam prioritariamente a segurança da população”, explica Carlos Luiz Martins, presidente do Detro.

Desde janeiro, as operações de combate ao transporte irregular de passageiros no estado vêm sendo intensificadas. Este ano, 4.244 veículos piratas já foram recolhidos, sendo 2.638 carros particulares, táxis e kombis, 1.198 vans irregulares e 408 ônibus piratas. Os veículos flagrados cometendo esse tipo de irregularidade são apreendidos e multados em R$ 2.711,90, mais os custos com reboque e diária do depósito.

 Os cidadãos podem encaminhas denúncias sobre transporte irregular de passageiros por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br. Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias para direcionar as ações de fiscalização. A população também pode enviar informações pelo WhatsApp Fale Detro pelo número (21) 9-8596-8545. Na primeira mensagem, é preciso enviar o nome completo, e-mail, cidade e bairro em que mora. Um sistema coleta os dados do reclamante e gera um protocolo de atendimento.