Marcos Machado/BRT Rio

O BRT Rio colocou em operação nesta semana
o serviço Penha x Alvorada Semi-Direto no corredor Transcarioca. Disponível das
17h às 19h, no pico da volta para casa, com saídas a cada dez minutos. Os
ônibus do novo serviço fazem parada apenas em duas estações no trajeto:
Madureira - Manacéia, onde é feita a integração com os trens da Supervia, e
Vicente de Carvalho, para a integração com o Metrô.
O serviço
funciona há três meses em caráter experimental e passa a ter
caráter definitivo. Os gestores do Consórcio Operacional do BRT Rio
perceberam a predileção de muitos usuários pelo serviço Alvorada x Galeão -
Semi-Direto, mas que a maioria se deslocava para estações antes da Penha. Com
o serviço Penha - Alvorada, a volta para casa fica mais fácil, pois a
distância menor permite reduzir os intervalos de saídas, e seus usuários
se beneficiam com uma nova opção de conexão para o serviço parador, nas duas
estações da Penha - Penha 2, no sentido Galeão, e Penha 1, no sentido
Alvorada.
- Estamos sempre
observando o comportamento de nossos clientes. Como o sistema do BRT é
flexível e pode ser ajustado à demanda com facilidade, estamos sempre atentos
e prontos para atender as necessidades dos clientes - disse Suzy
Balloussier, diretora de relações Institucionais do BRT Rio.
Suzy explica que o
comportamento de passageiros do BRT muda com o tempo. Se o interesse inicial
é o de fazer a viagem entre casa e trabalho, o cliente logo percebe que ela
se tornou mais rápida e que está “sobrando tempo”. Então, começa a explorar
as várias opções de lazer e serviço no entorno das estações de meio do
caminho. Pode ir ao cinema em um shopping, estudar em um curso ou
universidade, cuidar da saúde em hospitais, ou praticar esporte em parques e
academias.
Aprovação local e
internacional
A aprovação do BRT
Rio entre seus 450 mil passageiros diários já alcança 74%, registrada em pesquisa
do Instituto Datafolha divulgada em maio. Eles apontaram a rapidez na viagem
como a principal qualidade, conferindo a nota 8,2. Pista livre do
congestionamento, oferta de serviços/trajetos variados, embarque rápido em
plataforma e previsibilidade de horários são características que contribuíram
para a boa avaliação.
O BRT Rio
conquistou no fim de 2014 as certificações Padrão Ouro para o corredor
Transcarioca, e Padrão Prata para o Transoeste. Elas foram concedidas pelo
Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento (ITDP, sigla em
inglês), organização internacional que promove o uso do transporte público.
Em junho, o BRT Rio
recebeu em Milão, na Itália, o UITP Awards 2015, na categoria Estratégia de
Transporte Público. O Prêmio é concedido pela UITP, a maior associação
internacional de especialistas, gestores e operadores de transporte público,
para projetos inovadores que contribuem para duplicar o uso do transporte
púbico até 2025.
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