sábado, 24 de outubro de 2015

A Felicidade e seus benefícios à saúde não são exclusivos

Eric Nelson

“Recentemente, uma massa crítica de pesquisas tem fornecido o que pode ser o argumento mais básico e irrefutável em favor da felicidade", declarou Kira Newman em seu artigo no site Cal Berkeley’s Greater Good Science Center. “A felicidade e a boa saúde andam de mãos dadas. De fato, estudos científicos têm descoberto que a felicidade pode tornar o coração mais saudável, os sistemas imunológicos mais fortes e a vida mais longa.”
Essa é uma ótima notícia. Mas que talvez não seja boa para aqueles que não estão felizes.

Se a felicidade fosse um fenômeno com base em substâncias químicas, então sim, seria lógico admitir que aqueles cujos organismos têm dificuldade para gerar tais substâncias químicas, têm "uma séria desvantagem". Esse é um pensamento bem deprimente.

Mas se há outra fonte à qual se pode recorrer para obter felicidade – uma fonte mais segura, mais confiável e que não tenha base em substâncias químicas – aí ninguém estaria em desvantagem. É aí que quero chegar.

Por mais que tentemos, contudo, não conseguimos nos livrar da noção e dos sofrimentos do que a maioria supõe ser uma existência material. Ainda assim, é uma suposição que merece ser desafiada.

“A felicidade é espiritual, nascida da Verdade e do Amor,” afirma Mary Baker Eddy, uma reformadora religiosa, cujos muitos anos de provações e tribulações proporcionaram imenso incentivo para buscar a fonte – e seus benefícios resultantes à saúde – da felicidade, que “é desprendida do Ego; por isso, não pode existir sozinha, mas requer que toda a humanidade dela compartilhe.”

A convicção de Eddy de que a felicidade origina-se de algo fora da matéria foi uma declaração profunda de verdade forjada a partir da sua própria experiência de vida – uma verdade que teve o efeito de melhorar a sua própria saúde e a saúde daqueles que consideraram esse mesmo ponto de vista espiritual.

Ainda mais importante do que a revelação de que a "felicidade e a boa saúde andam de mãos dadas" é a compreensão de que a felicidade não é exclusiva. Ninguém está de fora. Afinal, ninguém pode nem deve ser privado de seus muitos benefícios, nem o menor deles que é uma saúde melhor.
Eric Nelson vive na Califórnia e, como Comitê de Publicação da Ciência Cristã, escreve sobre a relação entre a consciência e a saúde. Email:brasil@compub.org