sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Secretaria de Estado de Transportes testa novo equipamento de acessibilidade em ônibus

Plataforma elevatória é embutida na carroceria do veículo e não fica exposta, reduzindo o risco de danos ao elevador

A Secretaria de Estado de Transportes, por meio do Detro, deu início nessa sexta-feira (11/09), no terminal rodoviário Américo Fontenelle, na Central do Brasil, aos testes do novo modelo de plataforma elevatória para ônibus urbanos. O objetivo é facilitar o embarque de passageiros em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida.

 
 Com tecnologia nacional e capacidade para 250 quilos, o equipamento é embutido nos ônibus, não fica exposto e nem pode ser utilizado como porta de acesso, como nos modelos convencionais. O elevador só abre quando acionado pelo motorista, o que reduz o risco de danos ao equipamento, um dos principais problemas identificados pelas equipes de fiscalização do Detro. 
Com menor tempo de operação em relação aos modelos convencionais, aproximadamente 2,5 minutos, a nova plataforma será testada por um período de 60 dias, em 10 ônibus de linhas intermunicipais que fazem os trajetos Caxias-Freguesia e Caxias-Pau Ferro. Além disso, a mudança poderá representar benefícios não só para os passageiros, mas também para a manutenção dos coletivos, já que o elevador permanece protegido durante o percurso. Com isso, estima-se que haverá redução de 45% nos problemas operacionais identificados plataformas de acessibilidade durante as vistorias.

Segundo o Detro, de janeiro a agosto, cerca de 260 infrações referentes a problemas deste tipo foram aplicadas nos ônibus intermunicipais em todo o estado. No mesmo período, a ouvidoria do órgão recebeu 104 reclamações por defeitos nos elevadores.