O subprefeito da Barra e
Jacarepaguá Alex Costa avaliou o resultado da reunião como positiva, uma vez
que os moradores puderam expor suas opiniões e a Secretaria de Transportes
conseguiu atender praticamente todos os pedidos.
Sobre a racionalização das
linhas, o secretário Rafael Picciani explicou que a medida vai diminuir o
número de ônibus que fazem o mesmo percurso, possibilitando que os intervalos
dos ônibus das novas linhas sejam menores. Apesar da baldeação que 20% dos
passageiros terão que fazer em Copacabana/Botafogo, segundo estudo técnico da
secretaria de Transportes, não haverá aumento do custo da viagem porque os
passageiros podem utilizar até três ônibus, caso um deles seja o BRT.
Entre as 11 linhas que serão
extintas no Rio-Sul, duas partem de Piabas e passam por Vargem Grande. São as
linhas 382 (Carioca-Piabas-Via Benvindo de Novais) e 504 (Piabas-Gávea) que
serão substituídas pela Linha Integrada 9, que fará o percurso
Piabas-Rio Sul. Quem vai para o centro terá que mudar de ônibus em frente ao
Rio Sul, mas terá maior oferta de ônibus, garantiu o secretário.
A pedido dos moradores a
linha 613 que hoje faz Riocentro-Del Castilho será estendida até Vargem Grande.
Também a pedido dos
moradores de Vargens, a Estação Bandolins passará a ser uma estação com linhas
expressas do BRT Transcarioca. Hoje as linhas expressas param no Rio 2 e Santa
Efigênia, ambas distantes para quem vem nas linhas alimentadores de Vargens
pela Estrada dos Bandeirantes.
O pedido dos moradores para
alterar o itinerário da linha 810 Pontal-Praça do Bandolim para que vá até a
Taquara também foi atendido pela Secretaria de Transportes. A linha 810 deixa
de ser alimentadora, terá seu percurso ampliado até a Taquara, mas terá
intervalos maiores. Já a linha 809 (Recreio-Curicica-via Vargens) passa a ser
alimentadora, e circulará com mais ônibus, diminuindo o intervalo entre os
carros. Essa proposta será colocada em prática e os técnicos vão acompanhar a
procura para saber se atende os moradores.
Para os moradores do
Recreio, que estavam presentes à reunião, o secretário informou que a linha 360
(Recreio-Carioca) será substituída pela Linha Integrada 8 (Recreio-Rio Sul) e a
linha 318 (Barra Sul-Central) circulará como Linha Integrada 8 – Serviço
Parcial, com o itinerário (Barra Sul-Rio Sul).
As linhas 315 e 361
permanecem e terão a frota reforçada.
O secretário Rafael Picciani
informou ainda que 10 dias antes do início do Rock in Rio começaram a circular
15 novos ônibus biarticulados no BRT. As obras para ampliação do Terminal
Alvorada já começaram e esta semana o Detran deve se mudar para um
terreno ao lado do Shopping Via Parque. Assim que a capacidade do Alvorada
aumentar, os ônibus intermunicipais que hoje vão até o início da Barra, até o
Shopping Downtown, vão parar de circular pela Barra, fazendo ponto final no
Alvorada.
Essas medidas de
racionalização das linhas de ônibus e ampliação do Terminal vão garantir maior
fluidez do trânsito e, assim, viagens mais rápidas, sem aumento de custo para
os passageiros.