HONDA CG 160, LIDERANÇA RENOVADA
As motocicletas da Honda, CG
150 Fan, CG 150 Titan (FOTO) e Pop 100, no ano de 2014, chegaram
aproximadamente a 480 mil unidades vendidas, quase meio milhão apenas com esses
três modelos. Mesmo com esses números de venda fantásticos a Honda não se
acomoda e melhora os três produtos no modelo 2016 que já esta chegando nas suas
concessionárias. As CG, que tem 81% do segmento, passam a ter motor 160 subindo de 14,3 cavalos de potência para 15,1
cavalos, usando etanol como combustível, o que faz diferença num veículo de
baixo peso e o torque passou de 1,45 kgfm para 1,61 kgfm a 6.500 RPM. A CG 160
Fan tem novo visual mais esportivo com o escape mais inclinado, acabou a roda
raiada que agora é de liga leve, tem nova tampa de combustível e posição de
pilotagem mais confortável. A CG 160 Titan, que é a top, tem rodas exclusivas,
traseira com novo desenho também exclusivo, carenagem maior que dá um aspecto
de mais volume, nova alça traseira de alumínio, nova carenagem do farol e pneu traseiro mais largo. Na Titan algumas
dessas novidades dão um aspecto de que a moto é maior e isso agrada os
compradores neste segmento. As CG Fan e Titan tem três anos de garantia, sem
limite de quilometragem e sete trocas de óleo grátis. A Fan ficou um pouco mais
cara, custava R$7.357 e passou para R$7.990. A aconteceu a mesma coisa com a
Titan que custava R$8.639 e passou para R$9.290. Sem dúvida elas estão melhores
nas versões 2016 vamos ver como o mercado se comporta com este novos
preços. Na próxima edição eu comento a
Honda Pop que agora tem motor de 110 cc.
A Subaru apresentou os novos WRX e WRX STI, carros pra quem realmente
gosta de carros. Nesta edição comento o STI que tive a oportunidade de acelerar
na pista da Fazenda Capuava em Indaiatuba, interior de SP. Só de sentar, sentir
o banco te abraçando, olhar o visual interior e o tipo de acabamento eu já me
senti num carro diferenciado e ao acelerar me senti num carro de corridas feito
pra andar nas ruas. O desempenho é sensacional, acelerando fundo você afunda no
banco porque a arrancada é impressionante, de 0 a 100 km/h em apenas 5,2
segundos. O motor é o tradicional Boxer da marca, 2.5 L, 4 cilindros, 16 V, turbo,
com duplo comando variável e maravilhosos 310 cavalos de potência. Nas curvas o
carro segura muito, tem pneus 245/40 de 18”, tração integral e é claro que tem
controle de estabilidade e tração que você pode desligar se quiser ter a
direção apenas na sua mão. Outro ponto
que me impressionou foi o câmbio, são 6 marchas muito justas e escalonadas pra
levar o carro aos 250 km/h com facilidade fazendo um ronco de acelerar o
coração. Também tem um portentoso spoiler , uma asa, na traseira para manter o
carro colado no chão em altas velocidades. Enfim, um carro surpreendente que
custa R$194.700 e que só encontra concorrentes com um pouco mais de potência
mais com valores entre incríveis R$300.000 e R$500.000. Vai ter fila de experts
pra comprar este Subaru.
Para quem tem família grande, gosta de luxo e
conforto o Fiat Freemont é uma boa opção porque carrega 7 passageiros porque
possui dois bancos, que se abrem no porta-malas, para acomodar crianças ou
pessoas de baixa estatura com conforto. Para quem não precisa dos 7 bancos
então o espaço do porta-malas é generoso, 580 litros. A versão testada foi a
top, Precision, que tem bancos em couro na cor bege e detalhes em alumínio que
dão sofisticação ao modelo. O Freemont tem motor 2.4 L, gasolina, 4 cilindros,
16 V, que rende 172 cavalos mas pelo seu peso, 1.849 kg e pelo longo câmbio
automático de 6 marchas as arrancadas não são de entusiasmar, como o brasileiro
gosta, mas em compensação o carro acaba bebendo menos, aproximados 7 km/l consegui
fazer em percursos sem muitos engarrafamentos e afinal a Fiat esta certa porque
é um carro de grandes dimensões, 4,88 m, para a família passear e viajar. Um
show o sistema multimídia Uconnect Touch Nav com tela de 8,4” que exibe desde o
GPS, DVD, até as informações do rádio e da câmera de ré. Andando o comportamento é adequado e se
exagerar na curva entra em ação o controle de estabilidade e tração. Muito útil
o velocímetro digital mas também tem o analógico. Nesta versão top as
regulagens do banco do motorista são elétricas e para mai conforto ar
condicionado digital tri zone. O Fiat Freemont Precision tem preço sugerido de
R$119.900 e a versão de entrada, Emotion, custa R$109.590 e a grande vantagem é
que a Fiat possui mais de 600 concessionárias para atender seus clientes.