As equipes
atuaram simultaneamente na Lagoa Rodrigo de Freitas e na Avenida Brasil. Os
ônibus flagrados realizando transporte de passageiros sob cobrança sem
autorização foram multados em R$ 2.711,90, mais os custos com reboque.
O Detro
realiza operações diárias de combate ao transporte de passageiros sem
autorização do poder concedente no estado. Desde janeiro, 282 ônibus piratas já
foram recolhidos. A população pode ajudar, denunciando esse tipo de
irregularidade, por meio do telefone da Ouvidoria (21)
3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br.
Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas
pela população para direcionar as ações de fiscalização. A população também pode
enviar informações pelo WhatsApp Fale Detro pelo número (21) 9-8596-8545. Na
primeira mensagem, é preciso enviar o nome completo, e-mail, cidade e bairro em
que mora. Um sistema coleta os dados do reclamante e gera um protocolo de
atendimento.
“OUVIDORIA ITINERANTE” VOLTA A JAPERI
As principais queixas dos usuários da região referem-se ao estado de conservação de ônibus e solicitações de novos horários nas linhas. Os fiscais flagraram coletivos com problemas de acessibilidade, ou seja, defeito nas plataformas e campainhas para cadeirantes, além de falta de adesivo com o telefone da ouvidoria do Detro.
Fiscais recebem demandas dos passageiros e verificam
condições dos ônibus intermunicipais
A
Secretaria de Transportes, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários
(Detro), esteve na manhã dessa terça-feira, (04/08) na cidade de Japeri, na
Baixada Fluminense, com mais uma edição da Ouvidoria Itinerante. Ao longo da
manhã, os agentes estiveram na Rua Leni Ferreira e receberam
reclamações sobre os serviços prestados pelas empresas de ônibus
intermunicipais e aplicaram cinco multas, no valor de R$ 8.831,23.
As principais queixas dos usuários da região referem-se ao estado de conservação de ônibus e solicitações de novos horários nas linhas. Os fiscais flagraram coletivos com problemas de acessibilidade, ou seja, defeito nas plataformas e campainhas para cadeirantes, além de falta de adesivo com o telefone da ouvidoria do Detro.
Lançada em março, a
Ouvidoria Itinerante recebe as reclamações dos usuários de ônibus intermunicipais
e direcionam diretamente para a fiscalização. As equipes já retiraram
de circulação 185 coletivos em situação irregular e aplicaram 472
multas. As equipes já realizaram duas edições na Rodoviária Novo Rio
e nos terminais João Goulart, em Niterói; Américo Fontenelle, na Central do
Brasil; Alvorada, na Barra da Tijuca; Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu, Duque
de Caxias e Nilópolis. O projeto ainda percorreu a Praça Seca, em Jacarepaguá e
Japeri; além dos terminais Alexis Novellino, duas edições, e Largo Santo
Antônio, ambos em Cabo Frio; Comendador Geraldo Osório, em Barra Mansa; Álvaro
Correa, em Miguel Pereira e nos terminais de Rio Bonito, Teresópolis, Mendes e
Macaé.
Desde janeiro, o Detro intensificou as fiscalizações
na frota regular. Como resultado, 3.406 coletivos regulares foram
multados, dos quais 988 foram retirados de circulação. Além da
operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela
população para direcionar as ações de fiscalização. Para participar, os
cidadãos devem informar a irregularidade e número da linha do ônibus
intermunicipal que cometeu a infração, por meio do
telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br. A população também pode enviar informações pelo
aplicativo Fiscal de Bolso, que pode ser baixado no celular ou pelo WhatsApp
Fale Detro pelo número (21) 9-8596-8545. Na primeira mensagem, é preciso enviar
o nome completo, e-mail, cidade e bairro em que mora. Um sistema coleta os
dados do reclamante e gera um protocolo de atendimento.