VOLKS UP TSI, UMA REVOLUÇÃO
A sigla TSI designa os
motores da Volkswagen que possuem um turbo compressor e a injeção direta de
combustível e o primeiro a ser produzido no Brasil, com essas características,
sai da fábrica da empresa em São Carlos e equipa a linha UP. É um motor, Total
Flex, revolucionário, de apenas 999 cm³ de cilindrada mas que desenvolve 105
cavalos de potência, usando apenas o etanol como combustível, e 101 cavalos
usando apenas a gasolina mas é claro que este motor pode usar a mistura dos
dois em qualquer proporção. É um motor compacto, com bloco de alumínio, mas
para abrigar novos componentes inclusive um radiador de óleo, o carro foi
aumentado na parte da frente, junto dos para-choques, em 40 mm. Outra
informação importante é que este motor tem um torque de 16,8 kgfm,
proporcionando arrancadas e retomadas vigorosas. Por causa desse vigor e de um
carro que anda mais e atinge velocidades mais altas a suspensão recebeu ajustes
nos amortecedores e uma barra estabilizadora própria. Este motor TSI não tem
mais sistema de partida a frio porque o combustível entra pulverizado em
altíssima pressão. Ele tem 90% de suas peças diferentes do antigo motor MPI que
continua equipando algumas versões. Como esse motor é mais esperto o câmbio
ficou mais longo e esta muito bem escalonado. Por causa do bom torque se
consegue recuperar a velocidade sem ficar trocando de marcha toda hora o que dá
mais conforto. Com este conjunto mecânico o UP TSI é o carro com ar
condicionado e direção assistida, mais econômico do Brasil e supera até o
Renault Clio, sem ar e sem direção, que até então era o campeão de economia.
Segundo o Inmetro o UP TSI consome 13,8 km/l na estrada e 16,1 km/l no
perímetro urbano usando apenas gasolina. Com o motor TSI o UP tem novos preço,
Move UP, R$43.490, High UP R$47.030 e Black/White/Red UP R$48.690 mas junto da
chegada do novo motor surge a versão Speed Up, apenas na cor branca, com
retrovisores externos azuis e outros detalhes exclusivos por R$49.990. Todas as
versões com motor TSI tem câmbio mecânico, por enquanto. O câmbio automatizado
I-motion não deve demorar a equipar este carrinho que tem tudo para ser um
super sucesso de vendas mas o preço continua sendo um entrave porque o público
em geral acaba não reconhecendo toda essa tecnologia e as coisa boas do carro.
A Volkswagen vai ter que se virar para fazer uma boa comunicação de tantos
pontos positivos.
ATRATIVO FORD NEW FIESTA SPORT
Cada vez que ando no Ford New Fiesta gosto mais dele. Desta vez minha
experiência foi com a versão Sport, que não leva este nome por ter um
desempenho esportivo e sim pelo visual, este sim mais esportivo que o das
outras versões do modelo. O New Fiesta Sport tem saias na dianteira, traseira e
nas laterais. Tem um bonito spoiler prolongando a capota em cima do
porta-malas, rodas de liga leve de 16” exclusivas e bonitas, espelhos
retrovisores com indicadores de direção, faróis de neblina e faróis com máscara
negra, tudo isso compõe um visual bem bacana e exclusivo mas o carro também tem
tecnologia e segurança com controle eletrônico de estabilidade e tração e
assistente de partida em rampa. O interior é moderno, bonito, bem acabado e
nesta versão tem ar condicionado digital e o Sync Media System. O motor é
1.6 que desenvolve até 130 cavalos de
potência usando só etanol como combustível. A versão testada tinha câmbio
manual e o conjunto tem ótimo desempenho e me agrada muito sua estabilidade
aliás esse quesito é ponto forte nos carros da Ford. Com visual para tirar onda
o Ford New Fiesta Sport tem preço sugerido de R$60.190.
PARABÉNS LATA VELHA
Parabéns para a produção do programa Caldeirão do Hulk da Rede Globo.
A edição do quadro Lata Velha Duas Rodas, onde a equipe de Tarso Marques
reformou uma Kasinski 250 Custom, foi emocionante. A moto reformada ficou
linda, parecendo mais uma Harley-Davidson, e ninguém vai conseguir ver uma
Kasinski naquele belo exemplar de motocicleta. Outro detalhe importante foi o
ronco conseguido com o novo escape que com uma sonoridade mais forte dá a
entender que a moto tem motor muito maior e mais potente do que a realidade.
CÂMBIO AUTOMÁTICO
Cada vez mais sou consultado por pessoas que querem comprar carro com câmbio automático e não acham muitas opções no mercado dos compactos. Tem muita opção com câmbio automatizado mas com o tradicional automático as opções são poucas e ficam bem acima de R$50 mil.
PRAGA DE PILOTO
As obras do Parque
Olímpico, no local onde existia o autódromo de Jacarepaguá, além de estarem atrasadas
as construtoras que trabalham por lá estão num inferno astral. Além de alguns
de seus donos estarem presos por causa
da Operação Lava Jato, as outras obras que elas tocavam, empreendimentos
residenciais, não estão vendendo nada. Depois que destruíram o autódromo o
mercado parou e não existe expectativa que ele volte a se aquecer. Se continuar
assim, depois das Olimpíadas, a Vila Olímpica vai virar uma cidade fantástica.