AUDI Q3, O LÍDER RENOVADO
Com previsão de ser produzido no Brasil o Audi Q3 é um dos
carros da marca alemã que mais vende, é seu utilitário esportivo de entrada que
em termos de espaço concorre com muitos lançamentos que aconteceram no Brasil
este ano, mas em termos de tecnologia e sofisticação dá um banho na
concorrência nacional e até por ser um veículo premium evidentemente custa mais
caro e é mais exclusivo.
O utilitário esportivo que lidera no segmento dos importados
foi reestilizado na sua versão 2016 e o mais importante é a chegada da versão de entrada com motor 1.4 TSFI, de
150 cavalos e câmbio S-tronic de 6 velocidades ao preço de R$127.190, isso vai
fazer crescer ainda mais as vendas do modelo que com esse motor faz 10, 7 km/l
de gasolina na cidade e 12,7 km/l na estrada. Na estrada o comportamento
dinâmico é ótimo, apesar de ter controle de estabilidade e tração, enquanto
eles não são ativados é muito gostoso dirigir com tração traseira e se sair do
limite os dispositivos de segurança se manifestam e consertam tudo, é muita
segurança. Essa versão de entrada também tem o suave câmbio de dupla embreagem,
6 marchas, sequencial, onde você coloca a alavanca na opção “DRIVE” e esquece
porque ele faz tudo sozinho e na hora certa. Em algumas versões esta disponível
o shift paddle, se quiser uma tocada mais esportiva é só trocar as marchas
manualmente, e com precisão, nas borboletas que ficam atrás do volante. O
conforto continua o mesmo para 4 adultos e o acabamento é aquele de primeira da
marca alemã.
Um total de 21.000 carros da marca Porsche foram vendidos no mundo
inteiro no mês de junho. A China é quem lidera com 5.682 unidades
comercializadas depois vem os Estados Unidos com 4.224, a Alemanha com 2.499 e
o Brasil esta na conta da América Latina e Caribe com 351 unidades em junho, um
crescimento de 28,2% em relação ao mesmo mês em 2014. Esta cada vez mais fácil
ver um Porsche na rua.
SEDE DO MOTO CLUBE DO BRASIL EM PERIGO
Responsável pela organização das competições do
motociclismo do Estado do Rio de Janeiro por décadas o Moto Clube do Brasil
teve fase áurea mas depois foi substituído, no final dos anos 1970, pela
FEMERJ, Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro. Sua sede na Rua
Ceará, na Praça da Bandeira, continuou e receber seus associados por um bom
tempo e estava instalada nela uma tradicional oficina de motonetas. De uns
tempos pra cá a oficina fechou e a sede também esta fechada. Uma pessoa, na
maior cara de pau, entrou com um processo para passar a escritura da sede para
seu nome particular, alegando uso capião. Conta que esta pessoa deu um dinheiro
para a oficina de motonetas se desalojar do imóvel e agora quer que a
tradicional sede, doada para o Moto Clube do Brasil na década de 1930, seja
sua. Inacreditável ! Como pode isso ? Motociclistas antigos, grupos
tradicionais e pilotos de várias gerações estão se mobilizando para que isso
não aconteça.
MOTOS NO “CORREDOR”
André Garcia, jornalista e Advogado especialista em Gestão e
Direito de Trânsito, é dos que luta pela legalização do uso do
corredor, entre os carros, pelas motocicletas. Segundo ele a Austrália
legalizou a utilização de corredor e diante do aumento dos movimentos
“pró-corredor” nos EUA, a Universidade de Berkeley na Califórnia realizou
estudo amplamente divulgado pelos meios de comunicação. Numa matéria do periódico Los Angeles Times o
assunto se esgota, já que foram analisados 6.000 (seis mil) colisões entre
outubro de 2012 e agosto de 2013 dos quais constatou-se que apenas 3% estavam
em corredor, outros 97% se dividem com abalroamento da motocicleta na traseira
do automóvel ou do automóvel na traseira da motocicleta ou, ainda, a
motocicleta sendo prensada entre dois automóveis, virando “sanduíche” do
acidente. O estudo serve de base para que seja sancionado lei que torne regular
ou legal a utilização do corredor naquele Estado, que já é utilizado com apoio
da Polícia Rodoviária da Califórnia (CHIP´S) e que segundo o órgão máximo do
trânsito dos EUA – NHSTA Administração Nacional de Segurança de Tráfego
Rodoviário – ocorre 30% menos acidentes do tipo no Estado da Califórnia em
comparação a outros Estados que ainda são inflexíveis em relação a utilização
do corredor. Aqui no Brasil tramita projeto de lei proibindo as motos no
corredor sem base em estudo nenhum. As motos no corredor são uma realidade e
segundo André Garcia “Até quando nossos nobres Congressistas vão insistir em
“tapar o sol com a peneira”?”. Esta causa eu apoio.