RENAULT DUSTER 4X4 2016
Eu gosto do Renault Duster que teve seu visual modificado
recentemente e na última semana tive o prazer de ficar curtindo a versão top,
Dynamique com tração 4X4. Não quis jogar o carro em terreno muito duvidoso
porque a intenção era testar apenas o acionamento do sistema que acontece
através de botão no console que possui três opções, 4X2, AUTO e LOCKER.
Na opção AUTO é acionado o sistema 4X4 por demanda e na
LOCKER acontece o travamento dos diferenciais e a distribuição do torque entre
os eixos.
A posição AUTO é a que deve ser usada porque dá mais
estabilidade em muitas situações como piso de pedras molhado, terra, e qualquer
piso escorregadio. Importante também dizer que a transmissão possui 6 marchas
com uma primeira bem curta já que o motor Flex 2.0 de com potência de
148 cavalos desenvolve bem e tem boas retomadas mas,
principalmente na estrada, use a 6 marchas para economizar combustível e se
quiser economizar mais e só apertar a tecla ECOMODE no painel e então o motor
reduz sua potência e torque e ainda a potência do ar condicionado reduzindo em
até 10% o consumo de combustível. Eu andei mais no perímetro urbano onde o
consumo ficou em torno de 7 km/l. Nesta versão top, bem completa, o interior é
de mais requinte com acabamentos na cor black piano e o sistema multimídia tem
tela de 7”. Esta versão Dynamique
4X4 foi lançada com o preço de R$78.490 mas o preço foi
reduzido para R$76.840. A versão de entrada, Expression 4X2 com motor 1.6,
também teve seu preço reduzido de R$62.990 para R$59.990. O Duster também tem o
maior porta-malas da categoria com capacidade de 475 Litros e seu preço no
mercado de usados é bom, não se perde tanto com
a venda depois de alguns anos de uso.

(KHI) sediada no Japão e tem fábrica em Manaus, AM, ondes
produz vários modelos inclusive a Z300.
Desde o Salão do Automóvel em São Paulo tenho acompanhado
a franca evolução da Subaru, marca conceituada, símbolo de esportividade e
robustez que não tinha um tratamento a altura aqui no Brasil. Depois que Flávio
Padovan assumiu a presidência da empresa, depois de carreira de sucesso na
Ford, Volkswagen e na Jaguar Land Rover do Brasil onde foi presidente, parece
que as diretrizes mudaram e a empresa vem crescendo junto com as vendas e novos
produtos estão chegando. A partir de agosto chegam ao mercado brasileiro o WRX
( motor 2.0 turbo de 268 cavalos ) e o WRX STI ( motor 2.5 turbo de 305 cavalos
) por R$ 147.900,00 e R$ 194.900,00, respectivamente.
CHEVROLET NO FUTEBOL
A Chevrolet tomou o lugar da Volkswagen patrocinando o
Campeonato Brasileiro de Futebol e também a nossa seleção. Com isso surgiu um
novo produto, o Onix Seleção.
ROCK IN RIO É COM A VOLKSWAGEN
A Volkswagen deixou de ter participação expressiva no
patrocínio do futebol mas ampliou sua participação num segmento importante, dos
jovens, e manteve firme seu patrocínio no Rock in Rio, maior evento de música
do país.
RADAR LOUCO
Passei num radar que tem aquele painel que mostra a velocidade que o carro passou e apesar de estar a 35 km/h verifiquei que o radar apontava
95 km/h. Como estava numa fila de carros verifiquei que
isso aconteceu com todos dando a impressão do marcador estar travado em 60 km/h
e assim somava a velocidade da passagem do carro. O detalhe é que esse radar
fica num trecho que não tem uns 100 m de extensão com uma curva fechada antes e
outra depois. Ele esta ali para proteger a travessia dos pedestres sendo
impossível que alguém consiga atingir 95 km/h em tão pouco espaço mas será que
vou receber uma multa desse radar maluco?