Uma pesquisa da
Universidade de Swansea e da Universidade de Milão mostrou que os jovens que
usam a internet por longos períodos podem sofrer sintomas de abstinência
semelhante aos viciados. Esse é o primeiro estudo sobre os impactos
psicológicos negativos imediatos de uso da internet.
A pesquisa
descobriu que aqueles que ficam muito tempo na internet, relataram aumento
humores negativos depois que pararam de navegar e, possivelmente, fazendo-os
usar novamente a internet para superar esses sentimentos desagradáveis.

O estudo completo, intitulado “Differential Psychological Impact of Internet Exposure on Internet Addicts”, pode ser visto no site da PLoS ONE. Participaram da pesquisa sessenta voluntários, sendo 27 homens e 33 mulheres, com idade média de 24 anos. Os testes psicológicos buscavam avaliar a dependência da internet, humor, ansiedade, depressão, esquizotipia, e traços de autismo.
Durante a
última década, Reed resume, o tema tomou a literatura médica, vício em internet
é uma nova psicopatologia, com especial foco no jogo e na pornografia. O impacto
negativo do uso excessivo de internet pode ser verificado em uma ampla gama de
aspectos da vida das pessoas bem como no funcionamento familiar.
Em uma pesquisa
anterior, o professor Reed já havia observado que estudantes que usam a
internet excessivamente têm a motivação para estudar diminuída.
A pesquisa
envolveu centenas de estudantes do Reino Unido que relataram suas atividades
“online”, um teste de dependência de internet e uma avaliação da motivação ao
estudo. Outros fatores foram considerados para estabelecer a correlação do uso
excessivo de internet, como depressão, solidão e isolamento social.
Para Reed, é
provável que aqueles que utilizaram a internet muito tempo em jogos ou outra
atividade, simplesmente tiveram menos tempo para estudar, e também, porque eles
tinham níveis mais elevados de depressão, ou seja, são menos propensos a querer
trabalhar.
Para o
professor Reed, o crescente uso de suporte digital de aprendizagem nas
universidades pode criar problemas, apesar de que a aprendizagem “online” seja
uma ferramenta poderosa. Ele observou que o uso da internet era interessante
mas que sugou usuários. Estudantes de Engenharia e de Ciências tendem a usar a
internet mais que os estudantes de Artes e Ciências Sociais, mas que o efeito
motivacional foi semelhante em ambas as categorias.
O cientista
ainda citou outro estudo que acompanhou os usuários do Facebook por mais de
seis meses. A conclusão foi surpreendente, quanto mais os participantes do
estudo usavam o Facebook, mais eles ficaram deprimidos.
Diversos
pesquisadores já haviam apontado que a utilização da internet prejudica o
funcionamento técnico executivo, ou seja, na capacidade de planejar e resistir
a escolhas impulsivas. Estudar requer exatamente esse tipo de habilidade.
Mario Eugenio
Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional
de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.