O Rio de Janeiro ganhou neste fim de semana a primeira unidade do
Paradas Cariocas, programa que permite a instalação de espaços públicos de
convivências em vagas de estacionamento da cidade. A Parada Carioca foi
instalada em frente ao restaurante japonês Peak, na Av. Pepê, próximo à Av.
Belisário Leite de Andrada Neto. O espaço ocupa a área de dois carros e conta
com, além de bancos e espaço de convivência, suportes para pranchas de surf.
“Em menos de um mês conseguimos viabilizar a instalação da
primeira parada carioca. Este primeiro espaço tem tudo a ver com a ambiência da
Barra da Tijuca. É um espaço público com a cara do bairro e com a cara do Rio.
No primeiro dia, o local já foi um sucesso. Queremos valorizar esta cultura do
encontro na cidade. Já temos outros projetos em análise. Esperamos aprovar as
paradas cariocas em todas as regiões da cidade”, destacou Washington Fajardo,
presidente do IRPH, que visitou o local.
A iniciativa permite a criação de plataformas niveladas em vagas
de estacionamento que ampliam o passeio público e possibilitam diversos usos,
como a instalação de mobiliário urbano, realização de manifestações artísticas
e outras ocupações, sempre voltadas para o uso público e que atendam a demanda
dos bairros.
O programa valoriza o patrimônio cultural e segue modelos de
sucesso realizados em outras cidades, como São Paulo, Boston e São Francisco,
nos Estados Unidos, adaptados para a realidade do Rio de Janeiro. Para a
instalação de um parklet, deve ser respeitado o limite máximo de 15% de vagas
suprimidas numa mesma via. A autorização pode ser requerida tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, que serão os responsáveis pela instalação, manutenção e remoção das plataformas, como também com todos os custos necessários para a implantação. O proponente deve dar entrada no processo na subprefeitura da região desejada, que concederá a autorização válida por um ano, podendo ser prorrogada. O IRPH acompanhará toda a análise do projeto.
Apesar de as unidades do Paradas Cariocas terem um responsável, o seu uso deve atender às demandas da população em geral e o uso do espaço é público, sendo acessível a todos os tipos de pessoas nos mais variados horários. Não são permitidas limitações ou seleção de pessoas na utilização do espaço, que é público. Não são aceitos a instalação de comércios, nem a instalação de mesas e cadeiras como continuidade do espaço de bares e comércios. As calçadas em frente devem continuar livres para a passagem de pedestres.
As Paradas Cariocas ficarão disponíveis para a sociedade 24 horas por dia nos sete dias da semana. Esta informação deverá ser exposta em placa no local. O projeto deve respeitar a distância mínima de 40 centímetros em relação ao limite das vagas de estacionamentos adjacentes e à pista para os carros. Os projetos deverão seguir as normas técnicas de acessibilidade da Prefeitura do Rio.