João Mendes
PEUGEOT 2008 TÁ NO PÁREO

Uma das grandes novidades do início deste ano é o Peugeot 2008, um
crossover que tem aquela posição de dirigir mais alta que eu tive a chance de
andar por um bom tempo para poder atestar que é uma ótima opção para quem quer
entrar neste segmento ou continuar nele. É um carro com classe por suas linhas
e acabamentos, confortável e seguro pelo nível de equipamentos, desenvolve bem
por ter o motor 1.6 THP, Flex, com turbo de alta pressão, o mesmo usado em
vários outros carros da marca e que tem 173 cavalos de potência. Testei a
versão com o câmbio manual de 6 velocidades com a ré sendo engatada usando um
anel na alavanca de câmbio o que dá mais conforto e precisão. Uma novidade deste
modelo é o Grip Control, que usa o ESP, controle de estabilidade eletrônico nas
rodas dianteiras, para o condutor, a qualquer momento, escolher entre os cinco
modos de utilização disponíveis no seletor posicionado no console central:
Normal, Neve, Lama, Areia e Off. Gosto muito da posição de dirigir, do volante
de raio pequeno multifuncional, do painel que é visto por cima do volante, dos
materiais de acabamento que dão aspecto sofisticado ao modelo, do sistema multimídia
com tela sensível ao toque e dos bancos com forração partes em couro e partes
em tecido. O 2008 tem também um freio de mão diferente com pegada larga com um
botão sob ela para destravar as rodas. Outros detalhes da versão testada me
chamaram a atenção, o teto solar panorâmico que se estende por cima dos dois
bancos e possui cortina com acionamento elétrico, o sensor de obstáculos na
dianteira e na traseira, o porta malas de 355 litros com bom acesso e o hill
assist, sistema de partida em ladeira. O 2008 é a opção da Peugeot num segmento
que cresce a cada dia e tem grandes concorrente e seu preço começa em R$67 mil,
com motor 1.6 de 122 cavalos, e vai até R$85 mil, versão top com motor 1.6 THP
turbo e câmbio automático.
MOTO TRAXX CRESCENDO
A Traxx Motocicletas, com
sede administrativa em Fortaleza, CE, e fábrica em Manaus, AM, alcançou a
terceira posição no ranking das marcas de moto mais vendidas no Brasil, segundo
a ABRACICLO, atrás apenas da Honda e Yamaha. Isso acontece no momento em que a
marca lança mais quatro modelos Fly 150 e 250 e TSS 150 e 250 (FOTO) e pela
primeira vez abre as portas da sua fábrica para a imprensa, depois de 8 anos de
atividades em Manaus, o que demonstra seriedade e sinaliza que a marca veio
para ficar e não é uma marca aventureira como tantas já se viu. A Traxx, que
até modernizou seu logotipo, chegou no Brasil no ano 2.000 como importadora e
em 2007 inaugurou a fábrica de Manaus que produz 160 motos por dia útil
totalizando 35.000 por ano, tem 120 funcionários nessa fábrica, possui 120
concessionárias nas cinco regiões do Brasil mas pretende chegar a 180 nos
próximos 3 anos e produz motos de 50 a 250 cc. É importante dizer que a Traxx
autoriza todos os seus concessionários a terem oficina multimarca exigindo
exclusividade apenas na venda de seus produtos que possuem dois anos de
garantia. A partir da próxima edição vou comentar as novas motos que a Traxx
esta colocando no mercado e gostei do que vi.
VIAGENS DE MOTO NO PASSADO
O motociclista João Cruz escreveu o livro Nos
deliciosos Anos Dourados onde conta aventuras de motocicleta quando não existia
capacete, roupas de chuva, GPS, mapas, bauletos, etc, na época em que tudo era
muito simples. João Cruz conta como se viajava de
moto pelas estradas de terra, muitas até desertas, sem celular, sem cartão bancário,
levando apenas rudimentar mapa doado em posto de gasolina que mal marcava as
cidades. Adquira o livro fazendo contato com j.v.cruz@oi.com.br
NOVO FORD FOCUS CHEGA EM JUNHO
A Ford confirmou para a terceira
semana de junho a apresentação do Novo Focus com um pacote invejável de
tecnologia e um design muito bonito. Esse modelo sempre deu um show no quesito
estabilidade e certamente essa renovação deve estar melhor ainda. Vou conferir.
MOTOBOY NA PISTA
No campeonato de motovelocidade SuperBike Brasil, encontramos
pilotos com as mais distintas características. Um deles é Carlos Roberto
Barbosa da Rocha que quer o
título de campeão da Copa
Kawasaki Ninja 300 nesta temporada. Conhecido como o “Pássaro
#77” e com 38 anos, Carlos é motoboy e respira corrida e acompanha todas as
competições de motovelocidade, além de outras sobre quatro rodas, como a
Fórmula Indy, a F1 e até mesmo provas de arrancada. Vice campeão do Paulista de
SuperBike 2014 e terceiro lugar no Brasileiro do SuperBike do mesmo ano ele agora
quer o título de Campeão Brasileiro com sua Kawasaki 300 ao mesmo tempo que
continua acelerando sua moto diariamente nas ruas.