quinta-feira, 7 de maio de 2015

Barralerta homenageia subprefeito Alex Costa

O subprefeito da Barra e Jacarepaguá Alex Costa participou hoje da reunião mensal do Barralerta e fez um balanço das obras do Elevado do Joá, que vai duplicar a capacidade de veículos no sentido Barra-Zona Sul; e do lote zero da Transoeste que vai ligar o Terminal Alvorada ao Jardim Oceânico.


Após responder perguntas das lideranças locais presentes ao encontro, Alex Costa foi homenageado com uma placa de agradecimento pelo trabalho à frente da Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, que completou em abril um ano.

Durante o encontro foram feitas três apresentações sobre as obras. O engenheiro Luiz Antônio, da Geo Rio, deu um panorama do andamento das obras do Elevado do Joá. Dois terços do túnel já estão concluídos, o que significa 230 metros. Alex Costa citou que toda a área da Praia dos Amores será urbanizada, com o fim daquele ponto de ônibus que existiu ali muito tempo. A obra tem previsão de entrega em abril de 2016 e está dentro do prazo.
 
A seguir o engenheiro Raimundo Ribeiro, da Secretaria de Municipal de Obras, apresentou a obra do Transoeste, ligando o Terminal Alvorada ao Jardim Oceânico, onde será a estação da Linha 4 do Metrô. Nessa obra a quarta pista já está pronta em todo o trecho e 80% do trajeto já recebeu o piso rígido, apropriado para o peso dos ônibus biarticulados. Também já começaram a fazer o piso das estações em frente ao Barra Garden e ao Parque das Rosas. A obra também beneficiará os moradores da ABM que terão uma saída melhor em frente à Praça Pimentinha. O subprefeito Alex Costa deixou claro que foi mantida a capacidade da via, com cinco pistas para veículos, além da nova pista do BRT e que os retornos foram mantidos.

O engenheiro Luiz Gustavo, da Secretaria de Transportes, também mostrou detalhes sobre a estação que fará a integração do BRT com o metrô.

O representante da ABM, Ricardo Magalhães, pediu que a Prefeitura estudasse a possibilidade de construir uma passagem subterrânea para a travessia de pedestres ficar mais segura. Também foram feitas sugestões sobre a ciclovia que liga a Barrinha ao novo Elevado do Joá e outras questões pertinentes ao trânsito e ao dia a dia da Barra da Tijuca.