SUZUKI S-CROSS É SHOW
Em apenas quatro meses de 2015 eu já comentei o
lançamento de vários modelos compactos, com posição de dirigir mais elevada,
que possuem características semelhantes, com visual e qualidades de utilitário
esportivo. Cada um tem seus predicados mais o Suzuki S-Cross foi o que mais me
impressionou. Num comparativo com a concorrência mostra uma tecnologia sem
igual. O S-Cross foi desenvolvido para ter muita eficiência e para isso a Suzuki
conseguiu construir um carro muito leve, pouco mais de 1.100 kg, já contando o
sistema de tração integral. Tudo foi pensado pelos engenheiros para aliviar o
peso do carro que mais leve fica mais ágil, acelera melhor, freia melhor e
consome menos.
O Suzuki S-Cross na verdade é um crossover, um utilitário
esportivo mais comportado e com menos volume com dirigibilidade mais próxima a
de um carro de passeio, seu motor 1.6 de 120 cavalos não faz feio e as opções
de câmbio são manual de 5 marchas ou automático CVT de 7, e com este último o
consumo é de 11,6 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada segundo o INMETRO.
Outra novidade do modelo é o sistema All Grip, uma evolução do 4X4 tradicional.
O All Grip é um sistema de tração nas 4 rodas seletivo para melhor
dirigibilidade garantindo mais aderência e estabilidade além de segurança
ativa. Resumindo, mesmo que o sistema 4X4 não esteja acionado o sistema All
Grip monitora os parâmetros de aderência e aceleração, ao mesmo tempo em que
interpreta as ações do motorista e toma a melhor decisão para manter o carro
sob controle. Além da tecnologia embarcada o carro tem um belo e equipado
painel, conforto, um super teto solar opcional e produção de qualidade porque
as peças são produzidas no Japão e a montagem final numa fábrica europeia. O
S-Cross ganhou 5 estrelas para adultos, crianças e pedestres, que é a nota
máxima, nos testes de segurança da Euro Ncap, para adultos, crianças e
pedestres. A versão de entrada é a GL com câmbio manual e custa R$74.900, a
GLX, com câmbio automático CVT passa para R$88.900, GLX com tração integral
R$95.900 e a versão top, a GLS, sai por R$105.900. Vendo os preços dos últimos
lançamentos da categoria vemos que o Suzuki S-Cross é um importado com preço de
nacional.
CHEVROLET CRUZE SEDAN
Fiz um teste mais longo com o Chevrolet Cruze que esta
cada vez melhor e o modelo 2015
recebeu suaves modificações nas suas linhas frontais onde estão as lanternas de
LED. O nível do acabamento é muito bom e os materiais empregados no interior
dão um ar de sofisticação e esportividade. Olhando o painel a percepção é de se
estar num carro de maior valor por causa do visual e dos equipamentos. A versão
testada é a top, LTZ, com farta lista de equipamentos e luxos.
APOSENTADORIA
Desde 2001 como diretor de
Comunicação da General Motors do Brasil, Pedro Luiz Dias, decidiu se aposentar
após uma carreira de 37 anos na empresa. De estagiário de Relações Públicas a
diretor, Pedro galgou todos os degraus corporativos sempre com sucesso,
sustentado por sua competência e raro talento na arte do relacionamento, além
de uma vocação prolífica para a filantropia.
NISSAN PARA LOCAÇÃO
Me lembro uma época que era difícil encontrar nas
locadoras carros que não fossem da Volkswagen. Depois a Fiat entrou forte no
mercado numa parceria com a Localiza e nos últimos anos, as montadoras que
possuem fábricas no Brasil, passaram a comer uma fatia do bolo. Agora é a
Nissan que, com um ano de atividades da sua fábrica no Estado do Rio de
Janeiro, reforça sua parceria com a Unidas, que já tinha carros da marca, e
compra mais um lote com hatch compacto, March, e também unidades do sedã médio
Novo Sentra, em um total de 800 veículos.