sexta-feira, 3 de abril de 2015

As crises de quem fez o diabo

Mario Eugenio Saturno


Eu acreditava que um presidente ou governador só não se reelegeria se fosse muito ruim. A Dilma e o Lula mostraram que se “fizer o diabo”, no caso, mentir muito, é possível vencer. Venceu, mas jogou o país no inferno, em muitas crises. Não amplificadas pela “mídia golpista”, mas geradas por incompetentes e corruptos do PT.

Crise Moral, nunca se viu tanta corrupção, qualquer desvio sob Dilma se mede em bilhões e de dólares! Crise Ética, todo petista, inclusive a militância, está protegendo os da “compadrilha”. Então, dizem: todo mundo rouba, começou com o FHC... Só que quem nomeou chefe esses ladrões foram o Lula e a Dilma, não o FHC.

A crise de competência talvez seja a mais grave, compadres sindicalistas que nunca administraram nada importante são alçados a presidente de gigantes como Petrobras, Eletrobrás, BNDES, BB, Postalis, Petros, etc. Qual o resultado? A Petrobras falida e falindo fornecedores. E os gênios nomeados para a Postalis causaram um prejuízo de R$ 5,6 bilhões que já estão sendo descontados do salário dos carteiros... O mesmo acontece com Petros, Funcef, etc.

Acabou? Não! Temos a crise econômica, escolhas erradas da equipe econômica, perdas de oportunidades, optaram por uma política econômica que faliu o país. Agora, a Dilma quer fazer ajuste fiscal e econômico, mas apresenta a fatura ao povo brasileiro e não corta nada do governo. Corta aí as propagandas inúteis, uns 20 ministérios, outros 20.000 cargos aspones (assessor de porcaria nenhuma)... Por que não  melhorar a eficiência do Estado?

E temos a crise política. E como nunca visto antes. A Dilma tentou impor seu candidato na Câmara dos Deputados, perdeu e ganhou um inimigo, depois, tentou enquadrar o presidente do Senado, não conseguiu e... ganhou um inimigo. Quase nada

é aprovado atualmente, a começar pelo ajuste fiscal, nem o próprio PT quer perder benefícios sociais!

A crise educacional também pesa, para um governo que elegeu a Educação como sua prioridade, os atropelos do FIES e PRONATEC são lamentáveis. Uma “Pátria Educadora” não promete educação e, depois, tira o site do ar para que novos alunos não consigam suas bolsas... Se a “mídia golpista” não mostrasse as imagens da internet inoperante, ninguém acreditaria de tão absurda que é essa situação.

E a crise energética? Essa nem precisa de explicações, se já pagávamos o quilowatt-hora mais caro que na Califórnia, imagina agora, temos a energia mais cara do mundo, isso com todas essas hidrelétricas e todo esse potencial eólico e solar... Mas o que causa espécie é a insensibilidade do governo Dilma, que assalta o bolso do assalariado nos preços controlados, nos impostos e taxas e, agora, descobrimos que a esbanjadora “presidenta” doou a termelétrica de Porto Velho para o Evo Morales... sim, aquele senhor que tomou a Petrobras da Bolívia e ocupou-a com o seu Exército, mandando um claro recado ao fraco Lula.

Além dessa generosidade fora de hora e propósito, a dona Dilma vai pagar o transporte, conversão para gás natural e instalação. A que custo? Sessenta milhões de reais! Por que não investir no tratamento dos esgotos e lixo e gerar biogás para essa termelétrica?

Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.