Em recente reportagem do Cidade da Barra, sobre uma casa localizada na Rua John Kennedy, 461 onde a vizinhança mostrava descontentamento com a intensa movimentação de automóveis na rua e, por estar a mesma sendo utilizada com fins comerciais, a repórter Adriana Ribeiro, fez uma apuração junto a Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá.
"O Jardim Oceânico é um lugar de ruas calmas e estritamente residenciais. E, uma delas, a Rua John Kennedy, parece que vai ter sua calmaria acabada. É que no finalzinho da rua – sem saída –, onde o flamboyant vermelho é o destaque, já próximo do Canal de Marapendi, onde se faz a travessia do canal por meio de uma balsa, pouco antes está localizada a casa de número 461, e que se prepara para ser o pivô da discórdia na vizinhança".
"É necessário notar que a mesma está no traçado da Avenida do Grande Canal, projetada pelo arquiteto Lúcio Costa e, que todos os imóveis que estiverem no percurso serão literalmente desapropriados para darem passagem à nova avenida. Também é importante notar que sendo rua residencial, fica proibido o funcionamento de qualquer estabelecimento que exija alvará comercial".
Essa casa que sempre foi usada como residência e que foi vendida recentemente a um construtor, foi por ele totalmente reformada e, visivelmente com características comerciais.
Adriana Ribeiro – repórter do jornal – apurou e teve a seguinte resposta
da Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá
- A legislação permite o funcionamento de escolas ou
atividades afins: como cursos e atividades educativas em áreas residenciais. O
que não pode é o estacionamento irregular nas ruas e calçadas. Peço que
telefonem para 1746 para denunciar quando houver carros estacionados
irregularmente. Um guarda municipal irá ao local multar os carros e eles estão
sujeitos também a reboque.