quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Espaço Motor

João Mendes


UNO SPORTING É O TOP DA LINHA

Na última semana o carro que testei foi o Uno Sporting, uma versão top do compacto da Fiat. Enquanto o Uno de entrada, versão Vivace, 2 portas, custa R$26.760,  esse Sporting, 4 portas, motor 1.4, começa em R$37.190 e o carro testado, com todos os opcionais, fica em R$48.996, vou explicar porque. A Fiat disponibiliza para o carro vários grupamentos de acessórios denominados Kit Conforto (R$700), Kit Control (R$1.066), Kit Personalização Externa (R$233,00), Kit Personalização Interna (R$497), Kit Evolution 3 (R$1.441) e a esses kits somam-se ar condicionado (R$3.045), câmbio Dualogic Automático Plus com trocas manuais através de borboletas colocadas no volante (R$3.025) e sensor de estacionamento com visualizador gráfico (R$533). Como o carro testado tinha a cor Azul Maserati chamava a atenção externamente mas o que impressiona mesmo é a sofisticação do interior e o conforto proporcionado por equipamentos como o sofisticado e completo sistema de som, o computador de bordo, os retrovisores externos com a função tilt down ( se inclinam na hora da marcha a ré para melhor visualizar o meio fio ) e muitos outros detalhes que tomariam o espaço desta coluna toda. O que importa mais é a experiência de curtir um carro que de longe é um compacto sem pretensões mas no detalhe se mostra um outro carro, sofisticado, muito funcional, econômico, cheio de confortos, enfim completasso mas custando quase R$50 mil. Aproveitando que o assunto é o Uno vale ressaltar que o modelo ganhou o Prêmio Top Car TV, eleito por profissionais especializados de TV e internet,  como melhor compacto do Brasil até R$30.999.

NOVA HONDA NXR 160 BROS


A Honda sempre inovando lançou a NXR 160 Bros com 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem. O modelo on/off road, que chega nas concessionárias ainda este mês, tem novo visual e motor Flex mais potente. O novo motor tem 162,7 cm³ de cilindrada, refrigeração a ar, e potência de 14,5 cv a 8.500 rpm com torque de 1,46 kgf.m a 5.500 rpm quando abastecido com gasolina, e 14,7 cv a 8.500 rpm com  torque de 1,60 kgf.m a 5.500 rpm, com etanol. Produzida na fábrica de Manaus – AM a NXR 160 Bros custa R$ 9.350,00 (ESD) e R$ 9.650,00 (ESDD).

VENCEDORES DO PRÊMIO ABIAUTO

Mais de 60 jornalistaS especializados que fazem parte da ABIAUTO, Associação Brasileira de Imprensa Automotiva votaram e os vencedores do Prêmio Imprensa Automotiva 2014 foram:
Utilitário Esportivo: Mercedes-Benz GLA. Minivan/Monovolume: Honda Fit. Importado: Audi A3. Picape: Volkswagen Saveiro. O Ford Ka foi o grande premiado vencendo como melhor Compacto, melhor Nacional e ainda faturou o Prêmio ABIAUTO como destaque do ano entre todas as categorias. Também foram premiados os melhores motores e os vencedores foram estes: de 1.000 A 1.400 cc: VW 1.0L 3 cilindros que equipa  Up! e Fox. De 1.401 A 2.500 cc: Audi/VW 1.4 Turbo Gasolina que equipa A3 e Golf, . Acima de 2.501 cc: BMW 2.5 Turbo Flex. Motor a Diesel de 2.000 A 3.500 cc: VW 2.0L biturbo que equipa a picape  Amarok.
O Prêmio Abiauto 2014 tem o patrocínio de Financeira Renault, Ford Caminhões, Magneti Marelli, MAN Latin America, Mercedes-Benz, com realização de Abiauto e organização de CR Eventos.

MAIS TOP CAR

Na última edição mostrei os veículos vencedores do Top Car TV 2014,  os melhores em suas categorias eleitos pela imprensa especializada de TV e internet mas o prêmio possui outros vencedores que você conhece a seguir: Melhor Executivo do Ano - Olivier Murget – Renault, Melhor Ação de Responsabilidade Social - Toyota – Arara Azul, Melhor Comercial de Produto - Fiat Automóveis – Novo Uno e Melhor Comercial de Varejo - Renault do Brasil – Feliz Renault Novo.

ABS OBRIGATÓRIO PARA MOTOS

A resolução do CONTRAN, Conselho Nacional de Trânsito, 509/2014 tornou obrigatório o sistema antitravamento de freios, mais conhecido como ABS para motocicletas com cilindrada igual ou superior a 300cc e tornou facultativo sua utilização para cilindrada abaixo de 300cc, todavia, tornou obrigatório o CBS – sistema de frenagem combinada, que distribui a frenagem entre as duas rodas. Essa obrigatoriedade será por fases como vemos a seguir: I - a partir de 1º de janeiro de 2016: 10% da produção ou importação; II - a partir de 1º de janeiro de 2017: 30% da produção ou importação; III - a partir de 1º de janeiro de 2018: 60% da produção ou importação; IV - a partir de 1º de janeiro de 2019: 100% da produção ou importação.