sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Espaço Motor

João Mendes




              O QUE VI NO SALÃO DE SÃO PAULO – PARTE III

 
Fechando a série de colunas falando do Salão de São Paulo hoje começo com uma marca nova, a chinesa Geely ( a pronuncia certa é gili ) que chega com disposição. Para quem não conhece esta marca é importante dizer que ela é 100% dona da Volvo e que seus técnicos estão intercambiando tecnologias e processos produtivos.

 
Outro fator importante é que ela chega no Brasil pelas mãos do Grupo Gandini,  o mesmo que representa a Kia no Brasil, e seu presidente é Ivan Fonseca e Silva que foi presidente da Ford Brasil. A Geely começa com o pequeno hatch GC2 por R$29.990 e com o sedan médio EC7 (FOTO) que tem nível bom de acabamentos e equipamentos, por um bom preço, R$49.900. A Geely pretende somar 25 concessionárias até o final deste ano e pretende construir fábrica no Brasil mas ainda não sabe onde e nem qual modelo seria produzido.


Na Kia, marca que é conhecida pelos seus bons produtos e pelos milhões que gasta em merchandising nas novelas das 9 h da Rede Globo, os destaques foram o Novo Sorento (FOTO), que ficou com linhas mais suaves e carrega até 7 ocupantes. Com novas tecnologias o Sorento agora tem 4 câmeras para monitorar na hora do estacionamento e painel multimídia completo. Também estavam chamando a atenção no estande da Kia o Soul EV,  com motor elétrico de 110 cavalos, e o Optima híbrido que tem motor a gasolina de 4 cilindros e mais um motor elétrico, estes dois modelos mostram a preocupação da empresa em criar veículos menos poluentes. Também foi mostrada a van Grand Carnival que tem porta para entrada de passageiros nos dois lados. 

A Mini que já tem 5 anos de Brasil onde já vendeu 11.000 veículos anunciou que o primeiro modelo a ser fabricado aqui será o Countryman que chega no mercado em 2015 e também que o seu carro de entrada, o Mini 3 portas com motor de 136 cavalos, terá preço reduzido.

A Suzuki mostrou o conceito Crosshiker, crossover futurista onde a marca aliviou peso em tudo fazendo um modelo bem leve, apenas 810 kg, que funciona bem com motor pequeno e é bem econômico, faz 32 km/l, mas a estrela foi o S-Cross, segunda geração do SX4, um hatch com mais altura e tração 4X4 que chega até junho de 2015. Neste modelo, usando novas tecnologias na construção,  a Suzuki conseguiu uma redução de 250 kg o que dá mais eficiência ao modelo. 
 
A Chery, que inaugurou fábrica no interior de São Paulo que só irá produzir no primeiro trimestre de 2015, apresentou a nova geração do Tiggo ( FOTO ) que é equipado com o moderno motor 2.0 DVVT, com bloco de alumínio, 16 válvulas, com sistema de injeção multiponto digital, que desenvolve 140 cv de potência. A transmissão conta com as opções manual e CVT. O Tiggo 5 é um SUV de linhas atuais e seu novo desenho deu mais classe ao modelo. Na nova geração do design da Chery tem também o elegante sedan Arrizo 7. Comercializado na China desde o início do ano, o sedan é equipado com motor 1.6, com possibilidade de câmbio manual de cinco velocidades ou CVT.

Na Lifan reparei o sedan compacto L530, terceiro veículo da marca a ser comercializado no Brasil que tem linhas bem agradáveis e modernas. Ele com muitos itens de luxo, conforto e segurança só encontrados em sedans maiores. Apresentado pela primeira vez oficialmente no Salão de Beijing em abril de 2013, o Lifan 530 foi desenvolvido sobre uma nova plataforma e é o segundo veículo global da marca (o primeiro é o SUV X60). O Brasil é um dos primeiros mercados a receber o novo modelo que tem motor é um 1.5 VVT de 103 cv de potência e custa R$38.990.

A sueca Volvo, que pertence a chinesa Geely Motors, apresentou três novidades, o V40 R-Design que passa a ser equipado com o motor Drive-E, 4  cilindros turbo de 245 cv, o  V40 e o XC60 na versão Comfort. A empresa também mostrou o projeto Drive Me do carro com direção autônoma, um show de tecnologia.