O prefeito Eduardo Paes visitou, ontem (16/09), as obras de construção do túnel da Transolímpica. A via expressa com BRT (Bus Rapid Transit) vai ligar o Recreio dos Bandeirantes a Deodoro, cortando bairros como Magalhães Bastos, Curicica e Sulacap, em um trajeto de 23 km. O túnel começou a ser perfurado em novembro do ano passado e vai desafogar a ligação entre a Baixada de Jacarepaguá e a região de Realengo, atualmente feita principalmente através da Estrada do Catonho, que se encontra sobrecarregada e sem condições de ampliação da sua capacidade de tráfego. A entrega das obras está prevista para o primeiro semestre de 2016.
Fotos: Ricardo Cassiano
A visita foi acompanhada pelo subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, por representantes do ViaRio, consórcio responsável pelas obras, e por engenheiros da Secretaria Municipal de Obras (SMO).
Com o
objetivo de reduzir o número de desapropriações, a Prefeitura do Rio fez
alterações no novo projeto do BRT, que agora cortará a Colônia Juliano Moreira,
em Jacarepaguá. Para o novo traçado, a Prefeitura do Rio comprou uma área
do Quartel de Polícia do Exército, em Magalhães Bastos.
Após
vistoriar os trabalhos no interior do túnel, Paes afirmou que o novo BRT será
responsável por uma redução de 80% do tempo de viagem da população que se
deslocará de Deodoro à Barra da Tijuca:
- Além
de ser fundamental para os Jogos Olímpicos de 2016, uma vez que ela vai
conectar os parques olímpicos de Deodoro e Barra da Tijuca, a maior importância
da Transolímpica será para a população da Zona Oeste, que se desloca em direção
à Baixada de Jacarepaguá, de carro ou de ônibus, e enfrenta um suplício diário.
A pessoa que pega hoje um 'quentão' para ir de Magalhães Bastos a Curicica,
passando pelo Catonho ou pelo Cafundá, fará essa viagem com mais rapidez e
conforto. O mesmo valerá para os carros, que também farão esse trajeto em menor
tempo.
Após 20 anos de espera, a população da região já vislumbra a nova opção viária à Estrada do Catonho, desafogando o trajeto entre a região e o bairro de Realengo , hoje a principal opção para aqueles que trafegam em direção à Avenida Brasil. Serão dois túneis perfurados na Serra do Engenho Velho, localizada no Maciço da Pedra Branca: o primeiro, com duas galerias e extensão de 1.300 metros e o segundo, localizado na Estrada da Boiúna, com duas galerias de 200 metros cada. As escavações já atingem 210 e 80 metros, respectivamente. Juntos, os túneis somarão uma extensão equivalente a toda a Avenida Rio Branco. O comprimento dos chumbadores (hastes de aço) a serem utilizados para a sustentação da estrutura do túnel daria para fazer a travessia da ponte Rio-Niterói 19 vezes.
O
volume de escavação com a perfuração para a abertura dos dois túneis está
estimado em 350 mil metros cúbicos de rocha - daria para encher 33 mil caçambas
de caminhões de 10,00 m³ cada - material que está sendo reutilizado como aterro
nas obras de urbanização previstas para adequação das pistas ao BRT, sendo
importante caráter sustentável por evitar a aplicação de britas e saibro.
A
perfuração total consumirá ao todo 600 mil quilos de explosivos. As detonações,
monitoradas pela Fundação Geo-Rio, órgão com expertise geológica vinculado à
Secretaria Municipal de Obras, foram iniciadas pelo emboque norte, sentido
Barra da Tijuca, na Estrada do Catonho; e posteriormente no sul, localizado na
Estrada Curumaú.
Este
será o quinto maior túnel da cidade e o segundo a ser construído no Maciço da
Pedra Branca (o primeiro foi o Túnel José Alencar, implantado em 2012 durante
as obras da Transoeste). A estrutura será uma das mais modernas da cidade e já
nasce cumprindo todas as diretrizes de segurança da Associação Brasileira de
Normas Técnicas (ABNT) e com várias inovações, tais como iluminação em LED,
revestimento em placas brancas, sistema à prova de apagões e prevenção contra
incêndios. Entre os aparatos providenciados pela SMO estão as subestações de
controle e segurança para monitoramento 24 horas, localizadas em cada emboque,
com gerador próprio e uma área para apoio técnico das equipes de socorro.