quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Obras do túnel da via expressa e BRT Transolímpica

Flávia David

O prefeito Eduardo Paes visitou, ontem (16/09), as obras de construção do túnel da Transolímpica. A via expressa com BRT (Bus Rapid Transit) vai ligar o Recreio dos Bandeirantes a Deodoro, cortando bairros como Magalhães Bastos, Curicica e Sulacap, em um trajeto de 23 km. O túnel começou a ser perfurado em novembro do ano passado e vai desafogar a ligação entre a Baixada de Jacarepaguá e a região de Realengo, atualmente feita principalmente através da Estrada do Catonho, que se encontra sobrecarregada e sem condições de ampliação da sua capacidade de tráfego. A entrega das obras está prevista para o primeiro semestre de 2016.

    Fotos: Ricardo Cassiano

 A visita foi acompanhada pelo subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, por representantes do ViaRio, consórcio responsável pelas obras, e por engenheiros da Secretaria Municipal de Obras (SMO).

Com o objetivo de reduzir o número de desapropriações, a Prefeitura do Rio fez alterações no novo projeto do BRT, que agora cortará a Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá. Para o novo traçado, a Prefeitura do Rio comprou uma área do Quartel de Polícia do Exército, em Magalhães Bastos.

Após vistoriar os trabalhos no interior do túnel, Paes afirmou que o novo BRT será responsável por uma redução de 80% do tempo de viagem da população que se deslocará de Deodoro à Barra da Tijuca:

- Além de ser fundamental para os Jogos Olímpicos de 2016, uma vez que ela vai conectar os parques olímpicos de Deodoro e Barra da Tijuca, a maior importância da Transolímpica será para a população da Zona Oeste, que se desloca em direção à Baixada de Jacarepaguá, de carro ou de ônibus, e enfrenta um suplício diário. A pessoa que pega hoje um 'quentão' para ir de Magalhães Bastos a Curicica, passando pelo Catonho ou pelo Cafundá, fará essa viagem com mais rapidez e conforto. O mesmo valerá para os carros, que também farão esse trajeto em menor tempo.

Após 20 anos de espera, a população da região já vislumbra a nova opção viária à Estrada do Catonho, desafogando o trajeto entre a região e o bairro de Realengo , hoje a principal opção para aqueles que trafegam em direção à Avenida Brasil. Serão dois túneis perfurados na Serra do Engenho Velho, localizada no Maciço da Pedra Branca: o primeiro, com duas galerias e extensão de 1.300 metros e o segundo, localizado na Estrada da Boiúna, com duas galerias de 200 metros cada. As escavações já atingem 210 e 80 metros, respectivamente. Juntos, os túneis somarão uma extensão equivalente a toda a Avenida Rio Branco. O comprimento dos chumbadores (hastes de aço) a serem utilizados para a sustentação da estrutura do túnel daria para fazer a travessia da ponte Rio-Niterói 19 vezes.

O volume de escavação com a perfuração para a abertura dos dois túneis está estimado em 350 mil metros cúbicos de rocha - daria para encher 33 mil caçambas de caminhões de 10,00 m³ cada - material que está sendo reutilizado como aterro nas obras de urbanização previstas para adequação das pistas ao BRT, sendo importante caráter sustentável por evitar a aplicação de britas e saibro.

A perfuração total consumirá ao todo 600 mil quilos de explosivos. As detonações, monitoradas pela Fundação Geo-Rio, órgão com expertise geológica vinculado à Secretaria Municipal de Obras, foram iniciadas pelo emboque norte, sentido Barra da Tijuca, na Estrada do Catonho; e posteriormente no sul, localizado na Estrada Curumaú.

Este será o quinto maior túnel da cidade e o segundo a ser construído no Maciço da Pedra Branca (o primeiro foi o Túnel José Alencar, implantado em 2012 durante as obras da Transoeste). A estrutura será uma das mais modernas da cidade e já nasce cumprindo todas as diretrizes de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com várias inovações, tais como iluminação em LED, revestimento em placas brancas, sistema à prova de apagões e prevenção contra incêndios. Entre os aparatos providenciados pela SMO estão as subestações de controle e segurança para monitoramento 24 horas, localizadas em cada emboque, com gerador próprio e uma área para apoio técnico das equipes de socorro.