
CONFORTÁVEL JAC T8
A JAC Motors entrou no Brasil vendendo o compacto J3 bastante completo
e depois começou a colocar no mercado veículos para atender nichos menores como
o T8 que eu já conhecia desde o lançamento mas que agora tive um tempo maior
para avaliá-lo. O T8 é uma van para 7 pessoas com muito conforto, são duas
poltronas individuais na primeira e na segunda filas e na terceira um banco
para 3 pessoas. A contrário das outras opções do mercado com 7 lugares, o T8
ainda possui espaço para malas depois do terceiro banco e outro diferencial é
que possui porta de correr nas duas laterais o que facilita o embarque e
desembarque. Ao importá-lo da China a intenção da JAC Motors é comercializá-lo
para quem tem uma família maior e para o transporte de turistas em hotéis já
que esse modelo não é tão grande como uma van e nem tão caro como a maioria das
vans disponíveis no mercado brasileiro além do condutor pode dirigi-la com
carteira de habilitação normal, categoria B, o que facilita para um pai de uma
família maior. O T8 esta sendo comercializado por R$115.000 com motor 2.0
turbo, a gasolina, de 175 cavalos de potência e câmbio mecânico. Segundo o
fabricante atinge 165 km/h de velocidade final e nos testes mostrou uma
arrancada valente e consumiu, no perímetro urbano, 6,8 km/l. Também destaco no
carro os inúmeros porta objetos, o sistema multi mídia com tomada USB e
auxiliar no console, câmera de ré para auxiliar nas manobras, já que é um
veículo mais longo, ar condicionado digital com saída também na segunda e na
terceira fileira de bancos, e a possibilidade de girar as duas poltronas da
segunda fileira em 360º, mas fora da posição original o cinto de segurança não
encaixa portanto essas poltronas podem ser movimentadas quando o carro estiver
parado. Enfim, o JAC T8 é uma opção que não deve ser descartada para aqueles
que precisam de 7 lugares ou aqueles que querem fazer um transporte de até 7
pessoas com conforto.
Tive a oportunidade de testar o Chevrolet Prisma
2015 com o câmbio automático de 6 velocidades, uma configuração inédita no
segmento. Esse câmbio esta disponível apenas para a versão com motor 1.4 L que
desenvolve até 80 cavalos de potência.
Outra novidade é o volante revestido em couro com controle do sistema
multimídia e agora o ar condicionado é item de série. A GM vende neste
Chevrolet a imagem de um sedan esportivo e realmente ele tem design
diferenciado que remete mais esportividade do que seus concorrentes Fiat Siena
e Volkswagen Voyage mas seu desenho não é tão audacioso quanto o do Hyundai HB
20 sedan. Destaque para o conforto a bordo com o sistema multimídia My Link e
entrada USB de fácil acesso, bem no console. O Prisma mais barato é o 1.0,
câmbio mecânico, que começa em R$41.396 e as versões com câmbio automático são
a LT, R$50.896 e a LTZ por R$54.846. O Chevrolet
Prisma continua com garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem, e seis
opções de cores: Branco Summit, Vermelho Pepper, Preto, Prata Switchblade,
Cinza Mond e Azul Sky. No mercado dos sedans compactos o Fiat Siena
vende mais, Voyage é 2º, Prisma 3º, HB20S 4º, Chevrolet Classic 5º e Renault
Logan 6º.
FÓRMULA 1 NO RELÓGIO
A Casio esta lançando no Brasil sua linha de
relógios Edifice com destaque para a edição limitada que levam o nome da equipe
Red Bull / Infiniti de Fórmula 1 e consequentemente tem os pilotos Daniel
Ricciardo e Sebastian Vettel como garotos propaganda. Apesar dos pilotos não
correrem de relógio no pulso esta linha tem sistema contra vibrações que
suportariam uma corrida de Fórmula 1 além de terem design dinâmico e tecnologia
avançada. Chama a atenção o sistema de iluminação, Neon Illuminator, que mesmo
na total escuridão dá visibilidade completa a todas as informações do mostrador.
Os diversos modelos tem preço começando em R$799 e o top custa R$1.290.
CÂMBIO AUTOMATIZADO
Agora foi a Renault que disponibilizou o câmbio
automatizado para seus modelos Logan e Sandero, que levam a denominação Easy.
Vários outros modelos da Volkswagen, Fiat e Chevrolet também tem esse câmbio
que é mais barato do que o automático. A Fiat saiu na frente disponibilizando
para o Uno 2015 uma evolução chamada Dualogic Plus, com a escolha dos modos
através de teclas e as trocas manuais através de borboletas no volante, mas
quem vai conquistar o mercado mesmo será a montadora que disponibilizar o
câmbio automático, que faz as trocas mais suaves e dá mais conforto, ao preço
desse câmbio automatizado.
SALÃO DE SÃO PAULO E A FÓRMULA 1
Mais uma vez o Salão Internacional do Automóvel
de São Paulo vai aproveitar a etapa da Fórmula 1 na mesma cidade para faturar.
A mostra começa no dia 30 de outubro e termina no dia 09 de novembro, mesmo dia
da corrida em São Paulo. Quer for ver a Fórmula 1 certamente aproveitará para
curtir o evento no Parque de Exposições do Anhembi.