quinta-feira, 15 de maio de 2014

Fórum de Segurança

Afonso Campuzano
 
O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, participou ontem (14/05) do XIII Fórum de Segurança, promovido pela Associação Comercial e Industrial da Região da Transoeste (Acir Transoeste) em parceria com a Barralerta Associação Civil Comunitária, Câmara Comunitária do Recreio e Vargens e a Amor – Associação dos Moradores do Recreio.
Alex Costa
Fizeram parte da mesa: o secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, Coronel José Luís Castro Menezes, comandante da Polícia Militar, o delegado da 42 DP, Marcos Cipriano, o subsecretário da Seop, Marcelo Maywald, o representante do Corpo de Bombeiros, Rafael da Silva Pereira, o representante da Caixa Econômica Federal, Amaro Torres, e o inspetor da Guarda Municipal Idnei. 
 
O Secretário de Segurança Mariano Beltrame, falando
Na ocasião, o subprefeito Alex Costa destacou que a parceria entre os órgãos é fundamental para o planejamento de ações estratégicas e de inteligência.  "Só aumentar o efetivo da polícia na rua não significa melhoria do policiamento da cidade".
Alex informou que a Prefeitura tem papel fundamental na segurança do cidadão quando presta serviços de iluminação, limpeza das ruas e praças, acolhimento da população de rua e outras ações de controle urbano.

O subprefeito lembrou ainda que a Prefeitura cedeu o terreno e construiu o prédio da atual 42ª Delegacia de Polícia.

- A presença da Prefeitura é importante e nós somos responsáveis pelo bem estar do cidadão e a questão de segurança é um item que nos diz respeito também, por isso estamos presentes neste encontro - sinalizou Alex Costa.

O subprefeito ouviu sugestões e respondeu a algumas perguntas feitas pelos participantes do Fórum de Segurança.

O secretário de Segurança Pública, Beltrame destacou a importância desse contato com a população e anunciou o aumento do efetivo do 31º BPM. “Vamos ter mais 130 homens, já chegaram 47 novos policiais e estão previstos mais 26 em junho, isso representa um aumento real de 37% do efetivo, o maior aumento entre todos os batalhões. Sei que não é o ideal, mas nesse momento é o que podemos nos comprometer”, ressaltou. Beltrame garantiu que o reforço que a área irá receber permanecerá após a Copa do Mundo e que novos equipamentos também vão chegar à região. O secretário anunciou ainda que está à procura de uma área de 4 mil metros quadrados na região para trazer o Grupamento Aeromarítimo (GAM) de Niterói para a Barra.
 
Castrinho, Mariano Beltrame, Alex Costa, Luiz Igrejas e Marcelo Maywald
Várias autoridades participaram do evento, entre elas o presidente da ACIR Transoeste, Alfredo Lopes, o vice-presidente da ACIR Transoeste, Alexandre Fontes, Viviane Costa, da Delegacia da Mulher, o vereador Carlo Caiado, o ex-subprefeito da Barra, Tiago Mohamed, e representantes de quase todas as associações de moradores da Barra, Jacarepaguá, Vargens e ainda Rotary e Lions, além de moradores em geral.