segunda-feira, 14 de abril de 2014

Inaugurada a via de acesso ao Via Parque

Fotos: J.P. Engelbrecht


O prefeito Eduardo Paes inaugurou, neste sábado (12/04), a Avenida Engenheiro Hermano Cezar Jordão Freire, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Com um quilômetro de extensão, a nova via representa mais uma importante intervenção viária do BRT Transcarioca — corredor expresso de ônibus que ligará a Barra à Ilha do Governador — para desafogar o trânsito da Linha Amarela em direção ao Via Parque e à Península.
 
A Avenida tem formato de um "Y" e passará por baixo da Ponte Estaiada Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, cujas entradas serão possíveis por essa ponte ou pela Avenida Ayrton Senna, com saída na Avenida João Cabral de Melo Neto, atrás do Via Parque.

Essa via permitirá escoar todos os veículos que vêm de Jacarepaguá, da Linha Amarela e da Avenida Abelardo Bueno, em direção à Barra, passando por trás do Via Parque e do Barra Shopping. Esse era um pleito antigo dos moradores da Barra, uma vez que permite o acesso mais rápido sem o cruzamento com sinal da Avenida Ayrton Senna.
 
 

O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, destaca a importância dessa nova via para descongestionar o trânsito na Av. Ayrton Senna.

- Para se ter uma ideia de grandeza, o cruzamento em frente ao Hospital Lourenço Jorge era feito por aproximadamente 720 carros por hora e foi eliminado com a inauguração do Complexo Viário do Mergulhão Billy Blanco. O cruzamento em frente ao Via Parque tem cerca do dobro do volume de carros. Essa alça vai descongestionar a entrada da Barra, para quem vem de Jacarepaguá, da Linha Amarela (via ponte estaiada). Hoje o motorista gasta mais de 10 minutos para fazer esse cruzamento em frente ao Via Parque.
 
Com a inauguração da Avenida Engenheiro Hermano Cezar Jordão Freire a Avenida Ayrton Senna não terá mais nenhum cruzamento para veículos. Os sinais permanecerão para travessia de pedestres até que as passarelas estejam concluídas.

O presidente do Península, Marcelo Traitel, também destacou a importância da obra.

- É fundamental para a qualidade de vida dos moradores da Península (aproximadamente 18 mil, além do público flutuante de lojas e salas) já que passamos a ter uma via adequada para chegarmos e sairmos de casa. Antes dessas obras demorávamos mais de 30 minutos para cruzar a Avenida Ayrton Senna – explicou.

A Cet-Rio informa que mais de 1300 veículos cruzam a Avenida Ayrton Senna em direção à Península, na altura do Via Parque, e a estimativa é que passarão a utilizar a nova avenida, descongestionando esse trecho da Avenida Ayrton Senna. A intervenção teve duração de um ano e investimento de R$ 20 milhões e faz parte do complexo de obras da Transcarioca, corredor expresso de ônibus que ligará a Barra da Tijuca à Ilha do Governador.

A sinalização da nova via está implantada nas vias de acesso e para orientar os motoristas, nesses primeiros dias, a Cet-Rio vai instalar quatro painéis móveis.

Transcarioca pronta até a Copa

O prefeito enalteceu a importância da nova avenida e lembrou que há 40 anos a cidade estava sem receber investimentos de porte para agilizar a mobilidade urbana.

— Se olhar com atenção, qualquer intervenção que incomoda o trânsito tem a ver com mobilidade. A nossa intenção é melhorar lá na frente, garantindo transporte de alto conforto e qualidade — explicou. O prefeito também explicou que a Transcarioca é uma obra inspirada na Copa do Mundo, mas que atenderá todo o subúrbio da Zona Norte e mudará a realidade da cidade, por ser a principal intervenção de mobilidade urbana de todo o Brasil neste período da Copa.

O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, disse que a nova avenida contribuirá para a operacionalidade do sistema BRT:

— O mais importante é que esta avenida, apesar de ser uma obra viária, vai permitir uma melhor operação do próprio sistema BRT. Com o fim dos retornos em "I" e em breve dos sinais de trânsito, a fluidez do sistema BRT será, em muito, beneficiada por não ter nenhum sinal de trânsito ao longo do percurso — explicou o secretário.

A sinalização da via já está implantada nos acessos e para orientar os motoristas, nesses primeiros dias, a Cet-Rio vai instalar quatro painéis móveis. Com a inauguração da avenida, a Ayrton Senna não terá mais nenhum cruzamento para veículos. Os sinais permanecerão para travessia de pedestres até que as passarelas estejam concluídas.

Sobre a Transcarioca

A Transcarioca será o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade, ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador, numa faixa segregada de 39 quilômetros de extensão. O sistema de BRT (Bus Rapid Transit) vai atender também os bairros de Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.

As obras da Transcarioca estão orçadas em R$ 1,7 bilhão. O sistema vai reduzir em mais de 60% o tempo gasto no trajeto entre os dois bairros, permitindo também a integração aos outros modais (trem, metrô e ciclovias) ao longo da via.

A Secretaria Municipal de Obras já inaugurou importantes estruturas do traçado: o mergulhão Clara Nunes, no Campinho; a ampliação do viaduto de Madureira (Negrão de Lima), ampliação do viaduto João XXIII, na Penha, o mergulhão Billy Blanco, na Barra (próximo à Cidade das Artes), o mergulhão na altura do Hospital Municipal Lourenço Jorge, também na Barra, a ponte estaiada Dom Eugênio Salles, no mesmo bairro, e a ponte sobre o canal do Fundão. Já o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, por onde circulam 50 mil pessoas por dia, está de cara nova e será o ponto de integração da Transoeste  - já em operação - com a Transcarioca. Além da ligação dos corredores expressos, o terminal vai receber todo o transporte de ônibus da Zona Oeste da cidade.

Quem foi o engenheiro Hermano

Hermano Cezar Jordão Freire nasceu em 1924, formou-se em Engenharia pela Escola Politécnica do RJ, foi fundador de uma das maiores empreiteiras do Brasil, a ESUSA Engenharia e Construções SA.

Foi eleito o "Homem da Construção Civil" em 1979. Responsável por diversas obras de melhorias da cidade, tais como a duplicação da Av. Atlântica, a urbanização da Lagoa Rodrigo de Freitas e da orla de Ipanema, Pré-Metrô, Parque Aquático do Maracanã, construção de estradas e obras do sistema de habitação do BNH. Atuou em praticamente todos os estados do Brasil e também no exterior. Foi vice-presidente do Sinicon - Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada, do Sinduscon - Sindicato Sindicato da Indústria da Construção Civil, vice-presidente da Câmara Comunitária da Barra.

Um dos pioneiros da Barra da Tijuca, mudou-se em 1979 para o Condomínio Nova Ipanema onde morou até seu falecimento em 2013.

Foi membro do Colegiado de Nova Ipanema por mais de 20 anos, atuando como Diretor de Obras e Presidente das Comissões de Vigilância e Patrimônio por diversas vezes.

Lutou pelo desenvolvimento e pelo saneamento da Barra da Tijuca.

Uma pessoa voltada para o trabalho e para a família, casado com Corina Hermanny Freire com quem teve quatro filhos.