O prefeito Eduardo Paes
inaugurou, neste sábado (12/04), a Avenida Engenheiro Hermano Cezar Jordão
Freire, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Com um quilômetro de extensão, a
nova via representa mais uma importante intervenção viária do BRT Transcarioca
— corredor expresso de ônibus que ligará a Barra à Ilha do Governador — para
desafogar o trânsito da Linha Amarela em direção ao Via Parque e à Península.
A Avenida tem
formato de um "Y" e passará por baixo da Ponte Estaiada Cardeal Dom
Eugênio de Araújo Sales, cujas entradas serão possíveis por essa ponte ou pela
Avenida Ayrton Senna, com saída na Avenida João Cabral de Melo Neto, atrás do
Via Parque.
Essa via
permitirá escoar todos os veículos que vêm de Jacarepaguá, da Linha Amarela e
da Avenida Abelardo Bueno, em direção à Barra, passando por trás do Via Parque
e do Barra Shopping. Esse era um pleito antigo dos moradores da Barra, uma vez
que permite o acesso mais rápido sem o cruzamento com sinal da Avenida Ayrton
Senna.
O subprefeito da Barra e
Jacarepaguá, Alex Costa, destaca a importância dessa nova via para
descongestionar o trânsito na Av. Ayrton Senna.
- Para se ter uma ideia de
grandeza, o cruzamento em frente ao Hospital Lourenço Jorge era feito por
aproximadamente 720 carros por hora e foi eliminado com a inauguração do
Complexo Viário do Mergulhão Billy Blanco. O cruzamento em frente ao Via Parque
tem cerca do dobro do volume de carros. Essa alça vai descongestionar a entrada
da Barra, para quem vem de Jacarepaguá, da Linha Amarela (via ponte estaiada).
Hoje o motorista gasta mais de 10 minutos para fazer esse cruzamento em frente
ao Via Parque.
Com a inauguração da Avenida
Engenheiro Hermano Cezar Jordão Freire a Avenida Ayrton Senna não terá mais
nenhum cruzamento para veículos. Os sinais permanecerão para travessia de
pedestres até que as passarelas estejam concluídas.
O presidente do Península,
Marcelo Traitel, também destacou a importância da obra.
- É fundamental para a
qualidade de vida dos moradores da Península (aproximadamente 18 mil, além do público
flutuante de lojas e salas) já que passamos a ter uma via adequada para
chegarmos e sairmos de casa. Antes dessas obras demorávamos mais de 30 minutos
para cruzar a Avenida Ayrton Senna – explicou.
A Cet-Rio
informa que mais de 1300 veículos cruzam a Avenida Ayrton Senna em direção à
Península, na altura do Via Parque, e a estimativa é que passarão a utilizar a
nova avenida, descongestionando esse trecho da Avenida Ayrton Senna. A
intervenção teve duração de um ano e investimento de R$ 20 milhões e faz parte
do complexo de obras da Transcarioca, corredor expresso de ônibus que ligará a
Barra da Tijuca à Ilha do Governador.
A sinalização da
nova via está implantada nas vias de acesso e para orientar os motoristas,
nesses primeiros dias, a Cet-Rio vai instalar quatro painéis móveis.
Transcarioca pronta até a
Copa
O prefeito enalteceu a
importância da nova avenida e lembrou que há 40 anos a cidade estava sem
receber investimentos de porte para agilizar a mobilidade urbana.
— Se olhar com atenção, qualquer
intervenção que incomoda o trânsito tem a ver com mobilidade. A nossa intenção
é melhorar lá na frente, garantindo transporte de alto conforto e qualidade —
explicou. O prefeito também explicou que a Transcarioca é uma obra inspirada na
Copa do Mundo, mas que atenderá todo o subúrbio da Zona Norte e mudará a
realidade da cidade, por ser a principal intervenção de mobilidade urbana de
todo o Brasil neste período da Copa.
O secretário municipal de
Obras, Alexandre Pinto, disse que a nova avenida contribuirá para a
operacionalidade do sistema BRT:
— O mais importante é que
esta avenida, apesar de ser uma obra viária, vai permitir uma melhor operação
do próprio sistema BRT. Com o fim dos retornos em "I" e em breve dos
sinais de trânsito, a fluidez do sistema BRT será, em muito, beneficiada por
não ter nenhum sinal de trânsito ao longo do percurso — explicou o secretário.
A sinalização da via já está
implantada nos acessos e para orientar os motoristas, nesses primeiros dias, a
Cet-Rio vai instalar quatro painéis móveis. Com a inauguração da avenida, a
Ayrton Senna não terá mais nenhum cruzamento para veículos. Os sinais
permanecerão para travessia de pedestres até que as passarelas estejam
concluídas.
Sobre
a Transcarioca
A
Transcarioca será o primeiro corredor de alta capacidade no sentido
transversal da cidade, ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional, na
Ilha do Governador, numa faixa segregada de 39 quilômetros de extensão. O
sistema de BRT (Bus Rapid Transit) vai atender também os bairros de Curicica,
Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de
Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.
As obras
da Transcarioca estão orçadas em R$ 1,7 bilhão. O sistema vai reduzir
em mais de 60% o tempo gasto no trajeto entre os dois bairros, permitindo
também a integração aos outros modais (trem, metrô e ciclovias) ao longo da
via.
A
Secretaria Municipal de Obras já inaugurou importantes estruturas do traçado: o
mergulhão Clara Nunes, no Campinho; a ampliação do viaduto de Madureira (Negrão
de Lima), ampliação do viaduto João XXIII, na Penha, o mergulhão Billy Blanco,
na Barra (próximo à Cidade das Artes), o mergulhão na altura do Hospital
Municipal Lourenço Jorge, também na Barra, a ponte estaiada Dom Eugênio Salles,
no mesmo bairro, e a ponte sobre o canal do Fundão. Já o terminal
Alvorada, na Barra da Tijuca, por onde circulam 50 mil pessoas por dia, está de
cara nova e será o ponto de integração da Transoeste - já em operação -
com a Transcarioca. Além da ligação dos corredores expressos, o terminal
vai receber todo o transporte de ônibus da Zona Oeste da cidade.
Quem foi o engenheiro
Hermano
Hermano Cezar Jordão
Freire nasceu em 1924, formou-se em Engenharia pela Escola Politécnica do
RJ, foi fundador de uma das maiores empreiteiras do Brasil, a ESUSA Engenharia
e Construções SA.
Foi eleito o "Homem da
Construção Civil" em 1979. Responsável por diversas obras de melhorias da
cidade, tais como a duplicação da Av. Atlântica, a urbanização da Lagoa
Rodrigo de Freitas e da orla de Ipanema, Pré-Metrô, Parque Aquático do
Maracanã, construção de estradas e obras do sistema de habitação do BNH. Atuou
em praticamente todos os estados do Brasil e também no exterior. Foi
vice-presidente do Sinicon - Sindicato Nacional da Indústria da Construção
Pesada, do Sinduscon - Sindicato Sindicato da Indústria da Construção
Civil, vice-presidente da Câmara Comunitária da Barra.
Um dos pioneiros da Barra da
Tijuca, mudou-se em 1979 para o Condomínio Nova Ipanema onde morou até seu
falecimento em 2013.
Foi membro do Colegiado de
Nova Ipanema por mais de 20 anos, atuando como Diretor de Obras e Presidente
das Comissões de Vigilância e Patrimônio por diversas vezes.
Lutou pelo
desenvolvimento e pelo saneamento da Barra da Tijuca.
Uma pessoa voltada para o
trabalho e para a família, casado com Corina Hermanny Freire com quem teve
quatro filhos.