quinta-feira, 17 de abril de 2014

Barra poderá ter Área de Proteção a Ciclistas

O subprefeito da Barra e Jacarepaguá Alex Costa recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira, um grupo de ciclistas liderados por Raphael Pazos. Eles vieram pedir a criação, na Barra da Tijuca, de uma Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC), nos mesmos moldes que já existe no Aterro do Flamengo. Os ciclistas também pediram medidas de redução de risco em áreas de prática habitual dessa modalidade esportiva, em outras áreas, como na região de Alphaville e na Avenida das Américas, entre o InfoBarra e o condomínio Barra Sul.


Entre as áreas sugeridas para a criação da APCC, aqui na Barra, está a Avenida Lúcio Costa, no trecho da Reserva, entre a Av. do Contorno no Recreio até a Avenida Ayrton Senna. Esse é um trecho de cerca de 8 km, que reúne boas condições pela inexistência de cruzamentos e a opção de deslocamento para os veículos por uma via paralela. A ideia é que a pista seja usada de segunda a quinta-feira, entre as 4h30 e 5h da manhã.

Raphael Pazos argumentou que são medidas de baixo custo e impacto imediato para a redução de riscos dos competidores.

O subprefeito Alex Costa deu sinal verde e o grupo já está conversando com a Cet-Rio para definir as medidas que precisam ser implantadas para garantir a segurança dos ciclistas.