sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Gentileza traz saúde e felicidade

Andrea Cabral

 O Profeta Gentileza, personalidade urbana carioca nos anos 80, tornou-se conhecido pelas inscrições peculiares pintadas sob viadutos da cidade, pregava que “gentileza gera gentileza”.  Os pesquisadores vão além. Dados indicam que quem é gentil é mais feliz e mais saudável. O professor Stephen Post, autor do livro Why Good Things Happen to Good People [Por que coisas boas acontecem para pessoas boas], verificou que pessoas que ajudam os outros regularmente têm mais saúde mental e menos depressão. “Existe uma relação direta entre bem-estar, felicidade e saúde nas pessoas gentis”, afirma.


Algumas pessoas semeiam a solidariedade e durante todo o ano compartilham os frutos dessa virtude: médicos atendem de graça, grupos distribuem comida aos moradores de rua, jovens passam as tardes de sábado cuidando de crianças em abrigos etc. Eles compreendem bem as palavras de Jesus, o Mestre: “é melhor dar do que receber”.

Quando você é ajudado por alguém, pode ser que se sinta surpreso ou simplesmente grato pela gentileza. Mas, qual seu sentimento ao ajudar alguém? Pode ser atravessar a rua, ler o rótulo de um produto para um idoso, vestir uma criança órfã ou apenas ouvir um amigo em dificuldades. A escritora Mary Baker Eddy afirma que “os ricos em espírito ajudam os pobres numa grande fraternidade, e bem-aventurado é aquele homem que vê a necessidade de seu irmão e a satisfaz, buscando o seu próprio bem no bem que proporciona a outrem”. Fique feliz por poder dar aquilo que tem! Com seu amor, você pode acalentar quem necessita e ainda ser mais saudável por isso.

Aproveite o solo fértil do seu coração e semeie bons sentimentos. Eles podem frutificar e trazer um Ano Novo cheio de saúde, alegria e satisfação.