
Ponto
de partida para o contexto futurista do Centro do Rio, o edifício RB1 está situado no coração
financeiro do Rio, próximo às principais vias de acesso à Zona Norte
e Sul da Cidade e aos aeroportos. Referencial arquitetônico na região, foi
revitalizado nos anos 90, ganhando um conceito inteligente, a partir de um
conjunto de tecnologias que envolvem segurança, automação, controle de
equipamentos e processos de energia, eficiência, comodidade, redução de
custos e conforto.
O projeto de modernização dos sistemas de controle e supervisão e implementação de novas tecnologias que começou há três anos reduziu em quase 50% o consumo de água do complexo RB1, através da individualização dos hidrômetros. A expectativa é obter a mesma economia na utilização da energia elétrica, com a implantação do novo sistema de iluminação, incluído no projeto de sustentabilidade, que prevê também a reciclagem de resíduos (o lixo já é separado e tem destino certo).
Composto por pavimento
térreo, lojas, oito pavimentos de garagem, um pavimento de convenções e 18
pavimentos de escritórios, o RB1 é atualmente o endereço de aproximadamente 100
empresas, cerca de metade, multinacionais, entre elas as principais empresas de
tecnologia e telecomunicações do mundo. Funcionando em sistema 24 horas,
inclusive sábados, domingos e feriados, representa o expoente máximo do
processo de revitalização da zona portuária da cidade do Rio de Janeiro,
emergente região comercial e residencial do Centro do Rio.
A
revitalização da Zona Portuária promoverá grandes mudanças na paisagem e na
dinâmica do Centro do Rio. Vai envolver diretamente o quadrilátero compreendido
entre as avenidas Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho e Rodrigues
Alves, onde estão situados os bairros da Gamboa, Santo Cristo e Saúde e os
morros do Pinto, Conceição, Providência e Livramento. O projeto de
revitalização, batizado de Porto Maravilha, vai abranger a construção de
hotéis, edifícios residenciais e comerciais com até 50 andares, novos espaços
culturais, a abertura de uma avenida na antiga rota dos trens e a substituição
de quatro quilômetros do Elevado da Perimetral por um túnel no trecho entre a
Rodoviária Novo Rio e o Mosteiro de São Bento.