sábado, 30 de novembro de 2013

Prefeitura promove 3ª Campanha Contra HIV e Sífilis

A Secretaria Municipal de Saúde realiza até sábado (30/11), em parceria com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, a 3ª campanha para prevenção de HIV e sífilis, em todas as 201 unidades de Atenção Primária (130 Centros Municipais de Saúde e 71 Clínicas da Família) . O horário de atendimento será estendido até às 17h. Objetivo é atender o maior número possível de pessoas no último dia da campanha, que teve início nesta quinta-feira (28/11). 

A iniciativa faz parte do programa "Fique Sabendo", que incentiva a realização dos testes de detecção dos vírus de maneira consciente e voluntária. No domingo (01/12), Dia Mundial de Luta contra a Aids, várias ações de conscientização e testagem serão realizadas no Parque Madureira, encerrando a programação.

As unidades de saúde atenderão, das 8h às 17h, às pessoas que queiram se submeter aos exames. A expectativa é realizar 40 mil testes durante a campanha, 20 mil de HIV e 20 mil de sífilis. Os resultados estarão disponíveis para os pacientes em dez dias úteis na unidade onde a coleta foi feita ou pela internet. Na última campanha, em 2012, mais de 34 mil testes foram realizados.
 

Todas as pessoas que passam pelo exame recebem aconselhamento antes e depois da testagem. A medida garante que, em caso de resultado positivo, o tratamento ocorra com mais rapidez, diminuindo as chances de transmissão do vírus das doenças, por desconhecimento do portador.
 

Quem procurar as unidades de saúde deve estar de posse de documento com foto e CPF, para poder se submeter à testagem. As unidades oferecerão também atividades de promoção da saúde, distribuição de material educativo, entrega de preservativos e vacina contra hepatite B para pacientes até 49 anos.
 

Para obter mais informações sobre os locais de realização do teste, a população pode ligar para a central de atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.